Por que pérola é caro?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A explicação é simples: pérolas são valiosas porque são difíceis de obter. Sobretudo as naturais, e especificamente a variedade esférica, que é muito procurada para a confecção de joias. Uma das principais soluções criadas para essa questão envolve o cultivo de pérolas por meio da intervenção humana.

Esfregue as pérolas umas contra as outras.
Segure algumas nos dedos e esfregue-as umas contra as outras gentilmente. Sinta a leve sensação de fricção; as pérolas verdadeiras geralmente geram um pouco de fricção ao serem esfregadas umas contra as outras, pois suas camadas externas de nácar não são perfeitamente lisas.

3 anos

De maneira que o tempo médio de maturação de uma pérola é em média de 3 anos. Na aquicultura esse processo é minimizado com a técnica de introduzir nas ostras pequenas porções esféricas de madrepérola, retiradas de uma concha, com cerca de três quartos do tamanho final desejado.

Não são todas as espécies de ostras que conseguem produzir a pérola, sendo que as que produzem são chamadas de perlíferas, e fazem parte da família Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce).

4 – Maior pérola do mundo
Ela foi descoberta na China e vale, aproximadamente, US$ 300 milhões – na China as pérolas são mais valorizadas do que diamantes.

Isso acontece por uma boa razão. Embora os fabricantes de joias sejam capazes de tingi-las de preto, são necessárias condições naturais extremamente raras para formá-las em tal tonalidade e brilho estranhamente iridescente, segundo ... Contudo, as pérolas realmente naturais é que são as mais valiosas e raras.

Uma pérola dourada demora, em média, cinco anos para ser produzida e pode custar até 50% a mais que um exemplar branco.

Colares de pérolas representam isso. Mudança. Objeto associado à elegância e sofisticação, o acessório tradicional deixou de ser um item simples, graças às invenções de muitas fashionistas que inovaram a forma de usar colares de pérolas.

De fato, antes da criação das pérolas cultivadas em 1893, eram na verdade mais raras que os diamantes. Por isso eram exorbitantemente caras e reservadas à realeza ou aos deuses. Mas apesar de ainda serem muito usados pelas rainhas, duquesas e princesas, os colares de pérolas hoje são acessíveis a todas as mulheres.

Epoxi

Mesmo quando há garras ou grifas, pode-se usar a cola tipo Epoxi para aumentar a segurança. Se não há garras, é certo que a pérola foi fixada com cola e, se cair, é preciso levar a joia à joalheria.

Para confirmar se a Pérola é verdadeira você pode examinar esse furinho do fio, se a borda dele for bem acentuada e lisa, o material é verdadeiro. Isso é claro também depende da idade da joia. Uma peça que tenha sido passada de uma geração para outra, por exemplo, pode ter furinhos com bordas irregulares.

As pérolas podem ser encontradas em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, laranja, azul, verde e preto. As pérolas são formadas quando um agente irritante, como um grão de areia ou um parasita, entra na concha de um molusco, geralmente uma ostra.

Tamanho e simetria: as pérolas falsas são produzidas por máquinas e por isso possuem sempre o mesmo tamanho. Em contrapartida por serem formadas naturalmente as verdadeiras possuem pequenas diferenças e imperfeições; Brilho: as pérolas falsas brilham muito menos em comparação às verdadeiras.

A “Ostra feliz não faz pérolas”, para isso é necessário que grãos de areia entrem nas ostras e as incomodem muito. As vezes até as machuquem, pois só assim elas vão conseguir produzir substâncias que envolvam os grãos e os transformem em pérolas.

As pérolas são produzidas nas chamadas ostras perlíferas em resposta a alguma irritação provocada por agentes externos que entram na concha — um grão de areia, por exemplo. Como resposta a essa irritação, a ostra começa a produzir nácar, ou madrepérola, ao redor do corpo estranho, formando o que conhecemos como pérola.

Na água doce (rios e lagos), as pérolas são mais incomuns, e os corpos estranhos que caem na ostra podem ser maiores e diversos. Aqui, as camadas podem ser feitas em mais tempo, causando formatos irregulares e cheios de personalidade nas pérolas.

Como são feitas as pérolas negras
Esses corpos podem ser um grão de areia ou um pequeno núcleo pré-fabricado feito da própria concha de outras ostras. Os cultivadores precisam esperar de dois a três anos para que as várias camadas de nácar envolvam o núcleo que causou a irritação e resultem na bolinha preciosa.

A Ostra tem uma consistência mais gelatinosa e seu sabor lembra muito a água do mar.