Por que perdemos mais peso no início da dieta?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ok, mas por que isso acontece? No começo, você está com acúmulo de líquidos no seu organismo, devido ao excesso de sal e sódio, deixando o corpo mais inchado. Além disso, quanto maior for a massa corporal, mais energia o corpo precisará gastar para se manter ativo.

Mudanças no corpo são perceptíveis após 7 dias. Manter uma alimentação balanceada e adotar outros hábitos saudáveis pode exigir bastante esforço e, com isso, desanimar. No entanto, perceber as diferenças que essa nova rotina causa em nosso corpo e bem-estar é uma ótima maneira de encontrar motivação para continuar.

Por que o efeito platô acontece? Estudos apontam que o efeito platô acontece porque o corpo se acostuma com a queima de calorias e busca manter o peso que ele tem como ideal, assim acaba se adaptando e se protegendo contra mais perda de peso.

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão.

Sinais de que a dieta está funcionando
Você não passa fome, consegue controlar o apetite e nunca mais experimentou a sensação de inchaço. 2. Seu trânsito intestinal apresentou significativa melhora nas últimas semanas e você nem lembra mais o que é constipação.

Embora o exercício seja importante para se manter saudável e controlar o peso corporal, atividades de alto impacto devem ser evitadas nos primeiros dias de uma nova dieta. Fadiga, cãibras musculares e desconforto estomacal são comuns na primeira semana de uma alimentação menos calórica.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

Comemore as pequenas mudanças no seu bem-estar e nas intenções do seu corpo, mesmo que não sejam visíveis. Você perceberá que há mais força muscular nas pernas, abdômen e também na sua capacidade cardiorrespiratória.

Assim, em um mês é possível seguir uma alimentação equilibrada e perder até 5 quilos. Contudo, essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do déficit calórico e da prática de atividades físicas de forma regular. Ou seja, além de um cardápio equilibrado, é indicado realizar exercícios físicos.

Confira algumas dicas para te ajudar no emagrecimento.

  1. 1 – Seja honesto. ...
  2. 3 – Atenção às proteínas. ...
  3. 4 – Cuidado com as oleaginosas. ...
  4. 5 – Pegue leve nos queijos. ...
  5. 6 – Tenha paciência. ...
  6. 7 – Faça treinos diferentes. ...
  7. 8 – Acompanhe suas medidas. ...
  8. 9 – Faça jejum.

Alguns dos sinais que indicam que você está na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

A junção de fibras e água mineral contribui, ainda, para a o aumento da saciedade que, consequentemente, contribui para a perda de peso. Como acabámos de ver, beber água ajuda a emagrecer também porque gera uma sensação maior de saciedade.

Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.