Por que pensar em uma coisa importante?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Quando você pensa e fala sobre o que você quer e como conquistar seus objetivos sente-se mais feliz e que tem um maior controle de sua vida. E, enquanto isso, seu cérebro libera endorfinas, que lhe dá uma sensação generalizada de bem-estar. Mas o poder do pensamento positivo vai muito além disso.

Resposta verificada por especialistas
O pensamento ocorre quando nosso cérebro é o receptor de alguma informação, seja uma informação adquirida do externo, quanto um comando cerebral para o corpo.

O ato de pensar inclui algo que vai além da capacidade de desenvolver metodologias que conduzem ao pensamento, através de habilidades que proporcionam o pensar filosófico, é, sobretudo, experimentar a vida através de construções e desconstruções de conceitos.

Benefícios do pensamento positivo

  • Melhora o sono;
  • Recupera rapidamente o estresse cardiovascular;
  • Melhora a imunidade;
  • Combate os efeitos da ansiedade e depressão;
  • Aumenta a conexão com as outras pessoas;
  • Inspira hábitos saudáveis.

Uma pessoa que tem pensamentos positivos consegue ter muito mais resiliência e atitudes mais assertivas em situações desfavoráveis. Vale sempre ressaltar que o pessimismo não ajuda em nada, pelo contrário, ele pode desencadear uma série de reações desagradáveis tanto para o corpo quanto para a mente.

A princípio, o ato de pensar ou o pensamento é um processo mental que tem como principal objetivo desenvolver a nossa percepção da realidade e avaliar as circunstâncias e o valor delas em nossa vida.

O pensamento é uma energia viva, capaz de criar vibrações que repercutem em todo o universo. O que você pensa em relação a você, sua vida e as pessoas à sua volta é a sua verdade — e essa verdade atrai situações que vibram na mesma frequência. Então, se você pensa que é incapaz, atrairá situações de incapacidade.

Os pensamentos fazem parte da nossa essência, eles dão sentido e significado para as nossas experiências, despertam nossos sentimentos e estão presentes durante todo o tempo ao longo da nossa vida. E o simples ato de não pensar em nada já significa que você está pensando em algo.

Acúmulo de substâncias na região pré-frontal do órgão aumenta o risco de problemas após 4 horas de esforço cognitivo intenso. Ficar sentado pensando muito por horas faz com que você também se sinta esgotado. Se você passa muito tempo "torrando os neurônios" provavelmente já chegou a essa conclusão.

Se esforçar muito mentalmente enquanto trabalha ou enquanto estuda faz com que as pessoas se sintam esgotadas. Uma nova pesquisa pode explicar porque isso acontece, pois mostra que pensamentos mais intensos e prolongados podem intoxicar o cérebro.

O pensamento não é algo tangível como as emoções, por exemplo. Ele é uma percepção do nosso consciente, tendo início no córtex cerebral, local onde ocorre o processamento neural mais sofisticado e distinto. Complexo e misterioso, ele foi fruto de muita pesquisa e estudo ao longo dos anos.

O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, isto é, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sócio-cultural da criança. O crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

Sendo assim, caso você ainda esteja se perguntando qual vem primeiro, a resposta é o sentimento, uma vez que a razão sem emoção não tem sentido.

As reações criadas pelo pensamento positivo geram determinadas construções químicas no cérebro, como liberação de hormônios e manipulação de neurotransmissores. Essas construções produzirão efeitos fisiológicos, ligados ao sistema endócrino, influenciando na qualidade de vida.

Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

Provérbios, capítulo 23, versículo 7: “Pois como ele pensa dentro de si mesmo, assim ele é”! Não esqueçam que, para mudar o mundo, devemos mudar a nós mesmos.