Por que pensar demais faz mal?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Um estudo publicado na revista Current Biology indica que “pensar demais” pode provocar o acúmulo de glutamato no cérebro, devido ao exercício do controle cognitivo. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que é cedo para dizer que muitas horas de trabalho mental cause um acúmulo tóxico da substância no organismo.

Veja na galeria de fotos 6 dicas para parar de pensar demais em problemas e assuntos desnecessários:

  1. Perceba quando você está pensando demais. ...
  2. Desafie seus pensamentos. ...
  3. Mantenha o seu foco nas soluções dos problemas. ...
  4. Reserve um tempo para refletir. ...
  5. Pratique o mindfulness. ...
  6. Mude o canal.

Assim como no estresse mental, o cérebro é sobrecarregado com adrenalina, provocando o aumento da pressão sanguínea e causando a dor de cabeça.

Pessoas com SPA ficam com a mente hiperpensante — ou seja, funcionando com várias ideias simultaneamente, sobretudo projetos de trabalho, e em velocidade intensa.

Segundo os psicólogos, muitas vezes são os eventos da vida real que desencadeiam o devaneio excessivo. Esses eventos podem incluir estímulos sensoriais como ruídos e cheiros, experiências físicas como caminhadas e exercícios ao ar livre e até mesmo uma conversa com amigos ou parentes.

Pensar demais faz mal ao cérebro. Pode-se resumir dessa forma a conclusão de uma pesquisa britânica recente, segundo a qual aqueles que perdem muito tempo filosofando sobre a vida podem acabar ficando depressivos e ter até lapsos de memória.

O que é a síndrome do pensamento acelerado? Russo foi diagnosticada com a síndrome do pensamento acelerado, que é uma alteração em que a mente fica repleta de pensamentos, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.

A ansiedade é o medo de que algo no futuro possa acontecer e você sente que não tem recursos suficientes para lidar com isso. Quando ela é exagerada, ocorrem as distorções cognitivas sim. Ou seja, os seus pensamentos passam a se distanciar da realidade porque a percepção dos fatos fica alterada.

Os que pensam demais têm dificuldade em confiar em si mesmos. Você pode ter medo de tomar a decisão errada, por isso, demora muito para fazer uma escolha. Quando você se vê pensando demais em uma escolha de carreira, tende a confiar mais em decisões racionais do que em seus instintos.

Olá! Não será medicamento algum que irá tirar você do quadro depressivo e sim terapia! Busque por terapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia!

Uma pessoa perturbada é, em suma, alguém que está fora dos eixos mentalmente. A perturbação, por sua vez, pode ocorrer por vários motivos e ser consequência de algum evento traumático, por exemplo.

A sensação de pressão na cabeça é um tipo de dor muito comum e pode ser causada por situações do dia a dia, como estresse ou má postura, por exemplo. No entanto, alguns problemas dentários e doenças como sinusite, labirintite, meningite ou enxaqueca também podem causar a sensação de pressão na cabeça.

Ou seja, é normal ter alguns pensamentos indesejados de vez em quando. É preciso se atentar, porém, quando eles são constantes e causam sentimentos negativos. Eles são mais frequentes em pessoas que apresentam TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), estresse pós-traumático, ansiedade e depressão.

Continuar lendo É ruim pensar demais?