Por que pedir desculpas mesmo estando certo?

Perguntado por: ocalixto . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.

O principal problema de pedir desculpas demais
Você condiciona (condicionou) sua mente a pensar que está sempre errado, que sempre comete erros. Logo, sempre vem os pedidos de desculpas, quase que automaticamente. Também pode indicar um grande medo de rejeição, de magoar alguém, de distanciar pessoas queridas.

A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.

O Perdão nos diz 'ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão […] Já a Desculpa fala 'eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado'. Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão.

A primeira é repreender o ofensor. Por que é necessário repreendê-lo? Essa conversa permite que o ofensor reconheça o pecado cometido e peça perdão a Deus e àqueles a quem ele ofendeu. Em seguida, se o ofensor se arrepender, o ofendido deve conceder perdão.

Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25). Podemos pensar, a partir das palavras de Jesus, que é possível vivermos uma vida liberta, sem amarras, em paz conosco e em harmonia com Deus.

Quatro signos que não sentem remorsos (e nunca pedem desculpa)

  • Peixes (20 de fevereiro a 20 de março) ...
  • Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro) ...
  • Virgem (23 de agosto a 22 de setembro) ...
  • Carneiro (21 de março a 20 de abril)

Sinônimo de desculpa

  • Perdão: 1 indulto, indulgência, perdão, absolvição, vênia, clemência.
  • Arrependimento: 2 contrição, arrependimento, lamentação, pesar.
  • Justificativa: 3 justificativa, escusa, justificação, motivo, razão.
  • Falsos motivos: 4 pretexto, evasiva, rodeios, subterfúgio.

Em geral, o mecanismo da manipulação inculpatória consiste em violentar o outro psicologicamente para não ser questionado. Sua principal arma é minimizá-lo através de diferentes meios, para que se sinta inferior ou “mal”.

Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê... Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante... É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer, e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar ...

É não sofrer quando lembrar. Sempre que alguém faz algo que você não gosta ou te prejudicar, você tem algumas alternativas e a melhor delas é perdoar, claro.

Desculpa, como a própria etimologia revela, é um pedido de reparação, uma “borracha” que se procura passar por cima de uma qualquer situação e, assim, ilibar alguém da “culpa” ou do “erro” cometido.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Jesus nos diz que devemos perdoar o nosso irmão setenta vezes sete, ou seja, o perdão não tem limites para ser concedido. No entanto, nossa realidade humana, frágil e pecadora, insiste em deixar que a ofensa seja maior que o perdão. Tudo isso se deve à profundidade que a mágoa causou em nossa alma.

É importante ter em mente que o erro, não necessariamente, é algo intencional ou de caso pensado. Ou seja, quem, por ventura, cometeu erros e machucou alguém pode estar arrependido e desejar se redimir. Por isso, é importante ter empatia, sabendo se colocar no lugar do outro. E tentar compreender o motivo das escolhas.

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

1 Tem amisericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas btransgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 aLava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu aconheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Jesus estabeleceu um novo paradigma para toda a humanidade em seu diálogo com Pedro, quando este perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22).