Por que Paulo fica cego por 3 dias?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.

8 Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco. 9 Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.

Um fato foi fundamental para Paulo deixar a perseguição de lado. Em uma data entre os anos 33 e 36, Paulo viajava de Jerusalém a Damasco, atual capital da Síria, com o objetivo de prender cristãos. Chegando ao destino, o futuro santo teria tido uma visão de uma luz tão brilhante que ficou cego por três dias.

Mas, afinal, o que é a cegueira espiritual? A insensibilidade. Quando vemos uma pessoa necessitada na rua passando frio e fome, e chamamos de cachaceiro. Quando temos um guarda-roupas cheio de roupas que não usamos, deixamos gente passando frio.

ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Jesus aparece a Saulo — Saulo é um vaso escolhido — Ananias restaura a visão de Saulo — Saulo é batizado e inicia seu ministério — Pedro cura Eneias e levanta Dorcas da morte.

Saulo ficou cego, e foi levado a casa de Judas na Rua Direita em Damasco, onde ele ficou três dias sem comer e sem beber. O Senhor explicou à Ananias onde encontrar Saulo e orando entrou na casa. Curou Saulo e falou para ele de Jesus.

Depois Saulo teve uma visão com Ananias, um velho e respeitado cristão da cidade, na qual ele o curava. Enquanto no mesmo instante Ananias tinha a mesma visão em sua casa. Compreendendo sua missão, o velho cristão foi ao seu encontro colocando as mãos sobre sua cabeça fez Saulo voltar a enxergar, curando-o.

três anos

Quanto tempo Paulo se preparou para pregar o Evangelho? Realiza diversas expedições missionárias pregando o evangelho de Jesus Cristo. Em 44, após pregar durante três anos, em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após, segue para Roma e Alexandria.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

A cegueira que se seguiu também tem um significado esotérico. Ao cair de seu cavalo, Saulo ficou cego por algum tempo, mas saiu das trevas e recebeu a luz.

Foi então que o Senhor ordenou que Ananias, um discípulo em Damasco, impusesse as mãos sobre ele para que recobrasse a vista e fosse cheio do Espírito Santo. Algo semelhante a escamas caiu de seus olhos, e Paulo voltou a enxergar. Há tantas pessoas ainda com escamas de “religiosidade” em seus olhos.

(Atos 9:5). No mesmo instante ele fica cego, vulnerável. Não poderia ver quem ou o que estava a sua frente. Em meio à escuridão Jesus a quem Saulo persegue lhe dá instruções do que fazer a partir daquele momento.

Paulo, do nascimento aos 28 anos de idade foi o judeu observante (Gl 1, 13.23; ICor 15,9; Fl 3,6); dos 28 aos 41 anos de idade o convertido fervoroso (At 9,3-19); dos 41 aos 53 anos de idade o missionário itinerante (At 9,20-25;); De 53 até a morte aos 62 anos de idade o prisioneiro e o organizador das comunidades.

A cegueira denota ignorância quanto às coisas espirituais ( Isaías 6:10; 42:18-19; Mateus 15:14; Efésios 4:18 ). O abrir dos olhos dos cegos é peculiar ao Messias ( Isaías 29:18 ). Elimas foi ferido com cegueira pela palavra de Paulo ( Atos 13:11 ).

Esse cego é insistente, ele grita: “'Senhor, eu quero enxergar de novo'. Jesus disse: 'Enxerga, pois, novamente. A tua fé te salvou'”. Se nós queremos enxergar de novo ou, enxergar bem a cada dia, precisamos deixar que a luz da fé guie, conduza e direcione os nossos passos.

Embora não possamos ver Deus, independentemente de estarmos encarnados ou não, é possível “enxergá-lo” através de suas obras. Todo efeito inteligente é produzido por uma causa igualmente inteligente; a natureza, a harmonia existente entre as constelações que povoam o universo etc.