Por que parar de comer frango?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

VERDADE: Além de menos calórica, a carne de frango é rica em vitaminas e minerais, incluindo a vitamina B3, que comprovadamente aumenta o HDL, o chamado colesterol bom. Além disso, suas proteínas ajudam na formação do material genético, DNA e RNA e até nos músculos.

Portanto, a carne branca magra não processada é uma boa alternativa à carne vermelha e uma fonte sustentável de proteínas e vitaminas de alta qualidade", escreveram os autores. Para a nutróloga Liliane Oppermann, o consumo moderado de carne de frango é considerado saudável e seguro para a maioria das pessoas.

As aves oferecem uma boa digestão
E o peito do frango é a parte mais indicada para quem procura a menor porcentagem possível de gordura na proteína. Já as carnes vermelhas podem causar desconfortos na digestão se ingeridos com as grandes camadas de gordura que envolvem as peças.

Existem várias razões para o frango ser tão conhecido, entre elas ser uma boa fonte de proteína magra com nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e aminoácidos. O frango é rico em niacina (vitamina B3), essencial para a proteção contra o câncer.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

“É um alimento rico em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12 e promove a absorção eficiente desses nutrientes pelo organismo”, pondera. Mas, para atender nossas demandas nutricionais, nós não precisamos comer carne todos os dias. “O recomendado é que as mulheres consumam duas vezes por semana e os homens, apenas uma.

É comum escutar de alguns familiares ou amigos que carne de frango tem hormônio. Talvez, a produção dos atuais frangos turbinados chame a atenção e atice a curiosidade. Entretanto, isso não passa de um mito. Veja agora algumas informações para não passar vergonha e aprender de vez que frango não usa hormônio.

“A população pode ficar tranquila. Não tem perigo nenhum de consumir ovos ou carne de frango, porque essa doença não passa por alimento. A única forma de transmissão é da ave para humanos. Não foi cientificamente provado até hoje que houve passagem de humanos para humanos”, alega.

MITO: Segundo nutricionistas, não há diferenças com relação ao teor nutricional. O frango de corte é abatido entre 38 e 49 dias de vida.

Comer carne de frango todo dia faz mal? Ela pode fazer tão mal para a saúde quanto os cortes bovinos. Deixar de comer carne vermelha e passar a comer frango para abaixar o colesterol pode não ser a melhor estratégia. Tudo em excesso faz mal.

Para isso, nada melhor do que contar com a nutrição e versatilidade do frango, não é mesmo? A carne magra possui um alto valor proteico e baixa gordura, sendo a opção perfeita para os atletas que querem ganhar músculo de forma saudável e saborosa.

Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.

A carne de frango deverá ser a mais produzida e mais consumida no mundo até 2020.