Por que parar de beber?

Perguntado por: rbelem7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

– Na verdade, com a interrupção do consumo, evitamos o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo hipertensão arterial, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doença hepática e problemas digestivos e problemas de saúde mental causados pelo álcool incluindo depressão e ansiedade – completa Renke.

O risco de ter um infarto, AVC ou desenvolver diabetes reduz muito, assim como a insuficiência cardíaca e miocardite, que são as inflamações nas células do músculo do coração. Parar de beber também diminui as arritmias cardíacas e ajuda nos casos de hipertensão, reduzindo a pressão arterial dos pacientes hipertensos.

O consumo em excesso de bebidas alcoólicas pode levar ao desenvolvimento de Gordura no Fígado (Esteatose Hepática). O consumo diário de 3 garrafas de cerveja ou 1 dose de uísque ou 1 cálice de vinho podem levar algumas pessoas a desenvolver a doença alcóolica de fígado.

O acetaldeído sofre ação de outras enzimas até ser depurado no organismo. Esse trabalho acaba sobrecarregando o fígado e, quanto maior a ingestão de álcool, mais esse órgão é deteriorado pela agressão aguda e crônica das células hepáticas", explica a Dra.

É que as bebidas alcoólicas causam um efeito inflamatório no nosso organismo. Na prática, quando bebemos, nosso corpo passa por um processo inflamatório interno e na pele, que é vista como um “espelho” do nosso organismo. É por isso que temos a sensação de que o drink e a cerveja incha o rosto.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

Alimente-se bem para ajudar o organismo a se recuperar. Para isso invista em frutas e legumes, que proporcionam açúcares e gorduras boas. Além disso, devido o efeito diurético e a metabolização da bebida, é preciso beber bastante água para evitar a desidratação.

Todavia, aquilo que se sabe com certeza é que em média o fígado demora uma hora a processar um grama de álcool – e que demora 5,5 horas a decompor na corrente sanguínea a quantidade que equivale ao limite legal permitido para conduzir.

4) Fígado x bebidas alcoólicas: órgão demora cerca de três dias para se recuperar. O consumo diário de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de doenças no fígado. De acordo com um estudo da Royal College of Physicians, o órgão precisa de pelo menos três dias para se recuperar.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool em excesso pode influenciar mais de 200 doenças, entre elas a cirrose hepática. Aproximadamente 35% dos pacientes considerados alcoólatras desenvolvem esse quadro.

Já existe uma estimativa de que um indivíduo pode desenvolver cirrose hepática se beber 80 gramas de álcool por dia, durante aproximadamente 10 anos. A mulher, que é mais sensível, corre o mesmo risco com metade dessa dose.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

Em alguns casos raros, na proporção de uma em cada 100 mil gestações, o óvulo cai das trompas e pode se fixar em qualquer ponto do abdômen. Mais raros ainda são os casos como o de Nhala, onde o embrião se fixa no fígado, uma fonte rica em sangue. Na maioria das vezes essas gestações são abortadas em poucos meses.

Fígado – altera a produção de enzimas, mudando o ritmo do metabolismo do álcool consumido, ocasionando inflamação crônica, hepatite alcoólica e cirrose.

Vermelhidão facial
Um dos primeiros sinais de abuso de álcool é um rosto vermelho persistente devido a um aumento vasos sanguíneos (telangiectasia) Isso ocorre porque a regulação da vascularização ao controle no cérebro, falha com a ingestão prolongada de álcool.

A ingestão excessiva de cerveja pode interferir nos níveis de açúcar no sangue, funcionar como diurético, causar doenças cardiovasculares, causar azia, aumentar os níveis de pressão arterial e interagir com certos medicamentos.