Por que os veículos com GNV explode?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O cilindro do GNV foi projetado para suportar pelo menos 220 bar, sua pressão de trabalho. Enquanto isso, o botijão de GLP suporta apenas 8 bar. Ou seja, submetido a uma pressão quase 30 vezes maior, são grandes as possibilidades de explodir. O que de fato já ocorreu diversas vezes no Brasil.

O GNV é um combustível seco, ou seja, não possui propriedades lubrificantes. Como resultado, as válvulas dos motores a GNV podem sofrer maior desgaste em comparação com os motores que utilizam combustíveis líquidos. Esse desgaste adicional pode levar a problemas, como vazamentos e perda de compressão do motor.

Afinal, GNV estraga o motor do carro ou não? É mito! Não há estudos que comprovem que a instalação do gás natural veicular esteja atrelada a prejuízos no funcionamento do dispositivo. Além disso, o GNV é totalmente compatível com diferentes motores, como ciclo Otto ou flex fuel.

Você deve trocar o sistema de ignição, os cabos, as velas e o filtro de ar quando fizer a manutenção preventiva dos veículos GNV. Isso ocorre porque o combustível provoca maior desgaste nesses componentes. Portanto, a recomendação é trocar o filtro de ar a cada 10 mil km rodados.

redutor a cada 6 meses, o acúmulo de óleo no redutor. causa problemas de funcionamento no gnv, marcha. lenta irregular, carro morrendo em reduzidas,alto.

Cilindros fabricados segundo a norma ISO 11439: poderão permanecer em serviço pelo prazo de vida útil de 15 a 20 anos da data de sua fabricação, de acordo com o definido pelo fabricante (os cilindros de GNV que tenham sido fabricados, excepcionalmente, segundo a norma ISO 9809 ou ISO 7866, devem atender às mesmas ...

20 anos

Por outro lado, cilindros projetados e fabricados sob os requisitos técnicos da norma (c, possuem um tempo de vida finita, ou prazo de validade de, no máximo, 20 anos. Desta forma, estes devem ser imediatamente reprovados, e retirados de serviço, se tiver sido atingida essa vida útil ou prazo de validade.

Preços. Em média, a conversão custa entre R$ 3.500 e quase R$ 9.000, dependendo do veículo e do kit escolhido. O serviço de instalação dura entre cinco e oito horas. As oficinas especializadas, a princípio, precisam de homologação por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atualmente o GNV não está mais valendo a pena
Antes de iniciar a lista, vamos lembrar que hoje não é mais possível comprar carros novos preparados para receber kit GNV de fábrica. O motivo para isso pode ser a diminuição da procura pelo combustível alternativo.

Para que o veículo rode a gás é preciso instalar o kit GNV. O carro, entretanto, ainda pode rodar com combustíveis como gasolina e etanol.

Além de ser mais econômico, são muitas as vantagens de se instalar o kit GNV. O combustível é menos poluente do que a gasolina e não pode ser adulterado nos postos.

Uma das desvantagens do GNV é o fato de que ele exige um cuidado de manutenção maior. Primeiro porque você perdeu a garantia do automóvel. Em segundo lugar, porque o sistema exige uma atenção maior mesmo (até porque ele é considerado uma modificação no carro e, portanto, é inspecionado com maior vigor pelo Detran).

É possível fazer de 180 km a 230 km com um cilindro de GNV de 15 m³. Tudo vai depender do seu veículo. Aqui, o peso do veículo e o desempenho do motor são fatores fundamentais para responder essa pergunta.

Um metro cúbico de GNV pode render mais de 13,2 quilômetros, enquanto com gasolina o rendimento é de apenas 10,7 quilômetros e com etanol, apenas 7,5 quilômetros.”, afirma o diretor.

Um kit GNV instalado e legalizado custa hoje em torno de R$ 5.000 e cada inspeção anual, R$ 300. Há ainda uma inspeção especial a cada cinco anos. Trata-se de um teste hidrostático para avaliar a integridade do cilindro e o preço fica em torno de R$ 350.

O cilindro que armazena o gás natural veicular, quando. projetado e fabricado conforme a norma ABNT NBR. NM 11439, tem validade 20 anos, sendo que a cada. cinco anos, a partir da sua data de fabricação, ele deve.

O serviço faz a checagem dos cilindros e de outros componentes do carro com GNV, como suspensão, direção, freio, sistema de emissão de poluentes e parte elétrica. O custo da vistoria varia entre R$ 80 e R$ 150 nas cidades de São Paulo e do Rio, e o serviço leva de 1h a 1h30m.

Com a autorização em mãos, é preciso levar o veículo a uma oficina especializada em GNV, que tenha licença e registro no Detran. O custo para remoção do sistema é de aproximadamente R$ 400, e demora algo em torno de 2 horas para ser feito.

Avalie com a loja a instalação de um variador de avanço. Quando aplicado corretamente, ele auxilia na queima do GNV, contribuindo para mais economia. Ao dirigir: Ao rodar, o motorista deve manter a aceleração leve, deixando o carro se desenvolver gradativamente, evitando acelerações bruscas.

Pode variar dependendo do perfil de uso. Rendimento médio considerado: 10,7 km/l para gasolina 7,5 km/l para o etanol e 13,2 km/m³ para o GNV.