Por que os tigres Dente-de-sabre foram extintos?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A provável causa do sumiço desses animais é a extinção da megafauna ao final do Pleistoceno, como os dentes-de-sabre eram especialistas em caçar herbívoros de grande porte, quando suas presas foram extintas, eles também foram.

Pesquisadores descobriram que um felino gigante com mais de 400 kg viveu na América do Norte há milhões de anos. O animal era capaz de abater presas com mais que o dobro do seu peso, indicou um novo estudo publicado nesta segunda-feira (3) pela Sociedade para o Estudo da Evolução dos Mamíferos nos EUA.

Tigre-dentes-de-sabre - Smilodon populator
Onde habitava: todo o território brasileiro. Em que época existiu: 4 mil anos atrás (com base nos fósseis mais recentes).

viabilidade científica para o procedimento (quantidade de material genético disponível, o tempo que a espécie permaneceu extinta, se existe algum parente próximo vivo); chance de sobrevivência na natureza; benefícios que o resgate traria. Proteção aos animais em extinção.

Pesquisadores da Austrália e dos EUA estão embarcando em um projeto multimilionário para trazer de volta o extinto tilacino(Thylacinus cynocephalus), também conhecido como tigre-da-tasmânia ou lobo-da-tasmânia.

O maior ligre que já existiu, reconhecido como o maior felino do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, foi Hércules, com 408kg e apenas três anos de idade. O ligre não existe na natureza, pois os tigres vivem nas florestas asiáticas e leões na savana africana.

O tamanho deste tipo de felino era bastante variável, sendo que a espécie de maior porte, o citado Smilodon populator, vivia na América do Sul e chegava a medir mais de 3 m no que se refere ao comprimento, pesando aproximados 900 kg.

Um caso recente e muito conhecido é da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). A espécie foi considerada extinta na natureza nos anos 2000, e, desde então, uma série de pesquisadores luta para garantir a reintrodução da espécie ao seu habitat natural.

O Brasil apresenta uma lista com 8 espécies extintas, conforme a Portaria MMA n.º 444, de 17 de Dezembro de 2014:

  1. Rato-de-noronha. ...
  2. Caburé-de-pernambuco. ...
  3. Gritador-do-nordeste. ...
  4. Limpa-folha-do-nordeste. ...
  5. Perereca-verde-da-fímbria. ...
  6. Maçarico-esquimó ...
  7. Arara-azul-pequena. ...
  8. Peito-vermelho-grande.

Megalodon é uma espécie extinta de tubarão gigante que viveu entre 28 a 1,5 milhão de anos atrás. Seu nome significa “dente grande”, e já podemos imaginar o porquê. Graças ao seu incrível comprimento de até 18 metros, ele é considerado um dos maiores e mais poderosos predadores que já viveram na Terra.

O outro é o Uberabatitan ribeiroi, o titã de Uberaba, cujo fóssil foi descoberto neste município e viveu há cerca de 70 milhões - quase no fim da era dos dinossauros. Podendo chegar a 27 metros e pesar mais de 20 toneladas, foi o maior desses animais que viveu no Brasil.

1 – Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis)
A Titanoboa foi uma das espécies de serpentes com o maior tamanho, alcançando 13 metros de comprimento, 1,1 metro de diâmetro e 1,1 tonelada. Além disso, ela faz parte do período Paleoceno, que é após os dinossauros, sendo parte dos animais pré-históricos.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação.

Até o momento, apenas uma espécie foi realmente trazida de volta à vida pelos cientistas: um íbex-dos-Pireneus, clonado a partir do DNA da pele congelada do animal.
...
Na teoria, há três formas de trazer animais extintos de volta à vida:

  • Edição de genes;
  • Retro-reprodução de espécies relacionadas;
  • Clonagem.

O Megalodonte está definitivamente extinto – o tubarão-branco pode ser o culpado. National Geographic, 2019.

Como Wolverine, Dentes-de-Sabre tem regeneração rápida e sentidos aguçados, mas diferente do irmão, o Dentes-de-Sabre aceita o lado mais selvagem de sua mutação. Ele é um assassino agressivo, responsável por inúmeras mortes, às vezes como mercenário, às vezes por puro prazer.

Observando os registros fósseis, foi possível concluir que os tigres-dentes-de-sabre apresentavam cerca de 1 metro de comprimento e até 200 quilos. Eles eram um pouco maiores que os tigres que existem hoje, mas eram mais pesados.