Por que os seres humanos usam roupas?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A busca do ser humano pela vestimenta é como a necessidade de alimentação e moradia, e constitui alguns deveres fundamentais com diferentes funções. Estudos antropológicos apontam que uma das razões que levam a humanidade a cobrir o corpo é a necessidade de protegê-lo.

Com o predomínio da caça e pesca, as roupas eram feitas do couro dos animais. A partir da invenção do tear (aparelho que permite fazer tecidos), no fim desta era, as peles de animais deram lugar a roupas de tecido.

Passar roupas corretamente, considerando cada peça e tecido, garante para usar um vestido ou uma calça assim que precisar, sem amarrotados que façam você desistir da roupa e acabem criando novos problemas: mau cheiro, manchas e mofo na roupa guardada por muito tempo.

O "vestido Tarkhan" é a roupa mais antiga do mundo já encontrada. Provavelmente era longo, abaixo dos joelhos, em sua versão original. Entre 5,1 mil e 5,5 mil anos de idade, a peça é do início do reinado egípcio.

A roupa é símbolo de status e diferenciação social e da diferenciação dentro do próprio grupo. Através dos tempos, seus significados mudaram mas o requinte social que representa está cada vez mais presente e serve como apelo de vendas.

Significado de Vestimenta
substantivo feminino Quaisquer objetos ou roupas que podem ser usados para cobrir o corpo. Roupa ou o que se usa para cobrir o corpo - vestimenta. [Religião] Indumentária com a qual os sacerdotes se vestem em ocasiões solenes.

A moda pode-se definir como sendo um mecanismo que regula as escolhas e as preferências das pessoas, já que, devido a uma espécie de pressão social, indica-lhes aquilo que devem consumir, utilizar, usar ou fazer. A moda torna-se um hábito repetitivo que identifica um sujeito ou um grupo de indivíduos.

Charles Frederick Worth

O “pai da alta-costura”
Ao contar a história da moda é impossível não falar de Charles Frederick Worth, o artesão responsável por abrir o primeiro ateliê de alta-costura em Paris, em 1858. Conhecido como o “pai da alta-costura”, o nome de Worth ficou eternizado na moda.

The Sartorialist e Lookbook. Esses dois (conhecidíssimos) sites foram os precursores do Street Style. Primeiro um fotógrafo, clicando pessoas estilosas em NY, depois um site onde os usuários antenados podem submeter seus looks incríveis para deleite e inspiração dos demais.

Em meados do século XV e início do XVI, a palavra mode aparece na França, relacionando-se não somente ao modo de fazer algo, como também à maneira de se comportar, modo, e à forma de se vestir, moda.

A vinda de africanos e europeus, juntamente aos indígenas nativos, contribuiu para a construção de uma identidade com diferentes origens. No entanto, Portugal foi, por muito tempo, o principal ditador da moda brasileira.

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo. Apenas os mais ricos usavam as compridas.

Com o advento da República, no de 1889, devido às mudanças provenientes no século XX, os brasileiros começaram a utilizar roupas mais práticas e leves.

Independente da fibra, textura ou finalidade da peça, todas as roupas devem ser higienizadas antes de serem usadas. Tecidos com mais estampas e cores são aqueles que potencialmente causam mais danos à saúde.