Por que os povos Pré-históricos tinham comportamento nômade?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Os nômades são do tipo caçador-coletores, ou seja, vivem da caça, pesca e da coleta de alimentos. Quando há necessidade, deslocam-se para procurar melhores condições de vida. Os homens desse período ainda não eram capazes de transformar a natureza em que viviam, eram apenas parte integrante dessa natureza.

A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.

Era uma condição necessária para os primeiros seres humanos, na Pré-História, durante os períodos Paleolítico e parte do Neolítico, porque ainda não tinham desenvolvido condições para se sedentarizarem. Com a Revolução Agrícola, eles começaram a dominar técnicas de agricultura e domesticar animais.

Os nômades viviam em busca de alimentos para sua subsistência, ou seja, dividiam tarefas nos grupos para coletar vegetais (frutas, legumes, verduras) e, também, para a caça animal.

Período Paleolítico
No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Denre elas, nômade se caracteriza por significar um deslocamento contínuo, sem parada fixa. Um caso típico são os “povos” nômades, que não se fixam definitivamente e deslocam-se com frequência. As cidades geralmente são definidas pela concentração da população, que se aglomera e se fixa em um lugar.

Os nômades e a descoberta do abrigo e da proteção. Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se sedentários com a descoberta da agricultura. Ao cultivar plantações, esses povos não precisavam mais mudar com frequência, pois tinham acesso aos alimentos cultivados. Assim, com o tempo, grande parte deles deixou o modo de vida nômade e tornou-se sedentária.

Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo diferentes técnicas para suas atividades.

Longe de ser um período de férias, os nômades existem muito antes desse modo de vida se tornar uma febre entre os apaixonados por viagens. Desde a pré-história, os povos intitulados de nômades migram de uma terra para a outra em busca de alimentos, água e o melhor local para habitar.

Resposta: Os seres humanos deixaram de ser nômades para serem sedentários (fixos) quando desenvolveram a agricultura. O início da domesticação dos animais e a criação de gado (pecuária) também colaboraram para esse processo.

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura.

Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antigüidade.

Resposta verificada por especialistas
Eles viviam se mudando de uma região para a outra aproveitando o que cada região possuía em seu beneficio e mudando-se em seguida, quando não existia mais extração a ser feita.

Nomadismo é um estilo de vida em que as pessoas não possuem habitação fixa denominando essas pessoas como nômades. Essas pessoas não se dedicavam a nenhum tipo de melhoria para a sobrevivência então se alimentavam daquilo que a natureza podia lhes oferecer.

Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.

Mesopotâmia

É nesse momento que as comunidades sedentárias são “mais evoluídas” e, portanto, melhores que as nômades. Os primeiros núcleos urbanos surgiram na Mesopotâmia (vale dos rios Tigre e Eufrates) e no nordeste da África (vale do rio Nilo) com a Civilização Egípcia.

Atualmente existem povos nômades como: os ciganos na Europa, os beduínos no Oriente Médio e os aborígenes na Austrália.

Significado de Nômade
substantivo masculino, plural Povos que, por não pertencerem a determinado lugar, andam vagueando sem fixar residência. adjetivo Que não não tem habitação fixa; que vive mudando de um lugar para outro: tribo nômade; companhia de teatro nômade.