Por que os portugueses não se interessaram de imediato com o Brasil?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Portugal não demonstrou interesse em efetivar a colonização do Brasil por causa dos lucros obtidos com o comércio das especiarias e por não ter encontrado metais preciosos logo após o desembarque da esquadra cabralina.

MOTIVOS DO DESINTERESSE DE PORTUGAL PELA COLONIZAÇÃO:
o Brasil não oferecia metais preciosos nem produtos para o comércio. – a crise demográfica portuguesa. – Portugal estava concentrado em torno do comércio Oriental.

Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

Afinal, qual foi a motivação dos portugueses? Uma questão importante é saber que os portugueses tinham objetivos de explorar as novas terras, pois queriam conquistar mais territórios, buscar ouro e especiarias (cravo, pimenta, canela, etc.) e até converter pessoas para a religião católica.

Quando os portugueses se encontravam no Brasil, eles tinham como principal objetivo explorar os recursos naturais existentes no interior do país. Com base nessa afirmação, fica claro o desprovimento de interesse em povoar o novo território.

Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.

A madeira do pau-brasil era boa para a fabricação de artigos como móveis. Entretanto, a maior utilidade econômica dessa árvore dava-se porque a resina presente na sua madeira possibilitava a fabricação de um corante usado para tingir tecidos.

Isso ocorreu, sobretudo, porque o interesse da elite econômica portuguesa estava mais voltado ao desenvolvimento do comércio com a Índia, e por causa das dificuldades em averiguar as possibilidades econômicas do novo território.

Quando os portugueses chegaram aqui em 1500 não encontraram nenhum recurso natural que fosse valioso o bastante para justificar os custos envolvidos no processo de colonização, de modo que continuaram a explorar o território e manter relações de escambo com os povos nativos, mas sem realizar a colonização efetiva.

Por que a colonização do Brasil começou apenas em 1530? A colonização portuguesa no Brasil só teve início em 1530 porque o interesse maior de Portugal era fazer negócios com os povos da Índia. Para começar a trabalhar na terra brasileira e interagir com a nova cultura dos índios, muitos recursos seriam demandados.

Resposta verificada por especialistas
O Brasil foi conquistado e não descoberto, pois em sua chegada às terras que supostamente acabavam de ser descobertas, os portugueses encontraram povos que já habitavam suas delimitações.

Os navegantes pensaram que o Brasil era uma ilha e, por esse motivo, o primeiro nome que lhe deram foi Ilha de Vera Cruz (vera, de verdade ou verdadeira), mas depois chamaram-lhe de Terra de Santa Cruz. Este era um sinal de que Cabral e os demais capitães perceberam que o Brasil era um continente e não uma ilha.

Pedro Álvares Cabral

"Terra à vista!" foi a primeira frase que Pedro Álvares Cabral falou ao descobrir o Brasil em 22 de abril de 1500.

Cabral chegou a Porto Seguro, na Bahia, com 13 embarcações, 1.400 homens entre marinheiros, técnicos em navegação, escrivães, cozinheiros, padres e ajudantes. Eles saíram de Portugal em busca das Índias, mas chegaram ao litoral sul baiano, no dia 22 de abril de 1500.

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

Quando os navegantes portugueses acharam as terras brasileiras ela já era habitada pelos povos indígenas, o que, inclusive, faz com que muitos historiadores se refiram a esse momento como uma conquista do Brasil, e não a sua descoberta propriamente.

A facilidade de obtenção do visto, a facilidade com o idioma e a qualidade de vida são os principais fatores que atraíram os brasileiros em Portugal. Assim, nos últimos anos, o país luso foi (re)descoberto e tem atraído milhares de pessoas para morar.