Por que os platelmintos são chamados de acelomados?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 12 votos

O Celoma pode ou não existir nos animais triblásticos, que significa que a cavidade geral do corpo funciona como espaço para os órgãos internos, que são as vísceras. Os animais que não possuem o celoma, são chamados de acelomados, a exemplo dos vermes de corpo achatado, os platelmintos.

Os animais acelomados, como os platelmintes, não possuem celoma; os animais pseudocelomados, como os nematodes, possuem um pseudoceloma; os animais celomados, como os anelídeos, possuem celoma.

O celoma é formado por camadas de tecido e é preenchido por ar ou água. Os tecidos que formam o celoma permitem que os órgãos do animal sustentem-se nessa cavidade. O líquido presente na cavidade, além de proteger os órgãos internos de impactos, funciona como um esqueleto hidrostático em alguns invertebrados.

Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente.

Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente.

O Filo Platyhelminthes (platy = chato; helmintos = verme), ou simplesmente filo dos platelmintos, reúne os animais invertebrados com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral.

O celoma surge como uma cavidade da mesoderme (um dos folhetos embrionários da gástrula). No processo esquizocélico, o celoma forma-se por separação das bandas de mesoderme que se formam a partir de células na região do blastóporo (abertura do arquêntero, a cavidade da gástrula, para o exterior).

O celoma surge durante o desenvolvimento embrionário, como uma cavidade na mesoderme, por dois processos: processo esquizocélico e processo enterocélico.

Porque não tem sentido classificar poríferos e cnidários como acelomados. Porque eles não formam o blastóporo, que é o que irá originar a boca ou o ânus.

Animais triblásticos podem ser classificados em acelomados (o mesoderma ocupa todo o espaço interno do corpo animal; ex.: planárias e tênia – Platelmintos), pseudocelomados ou blastocelomados (ocorre presença de celoma entre o endoderma e o mesoderma; ex.: lombriga – Nematelmintos) ou celomados ou eucelomados, com ...

Resumindo: Celoma: cavidade corporal completamente revestida por mesoderme. Aceloma: não existe celoma, ou seja, a cavidade corporal não é revestida por mesoderme. Pseudoceloma: uma parte da cavidade corporal é revestida por mesoderme e outra parte é revestida por endoderme.

Animais que apresentam essas cavidades são chamados de celomados. Um exemplo são todos os organismos triblásticos, com exceção dos platelmintos e nematódeos. Observe na figura a seguir que nos celomados a cavidade corporal é completamente revestida por mesoderme.

O celoma possui a função de proporcionar espaço para alojar as vísceras dos animais em desenvolvimento. Dessa forma, o tecido que reveste a cavidade confere sustentação aos órgãos e o fluido celômico protege esses órgãos de impactos. Além disso, possuir ou não o celoma é um critério de classificação dos animais.

O filo dos platelmintos recebeu esse nome porque corresponde etimologicamente ao grego, platys, plano, achatado, e helminthes, verme.

Em sua maioria, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura, a boca. Por ela, eles ingerem alimento e também eliminam as fezes. Podemos ressaltar que alguns não possuem tubo digestório (parasitas) e vivem sugando nutrientes já digeridos pelo hospedeiro.

Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais. Pode se propagar através dos alimentos contaminados.

Estrutura. Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.

Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica. Os platelmintos não possuem sistema circulatório.

A reprodução dos platelmintos pode ser tanto sexuada quanto por reprodução assexuada. Na reprodução sexuada ocorre troca de material genético enquanto na reprodução assexuada não. A reprodução assexuada foi exaustivamente estudada nas planárias e são muitos utilizadas como exemplos neste tipo de reprodução.

Os Platelmintos são animais, conhecidos como vermes do Filo Platyhelminthes, habitam tanto meio aquático como o interior de outros seres como parasita. Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos, como por exemplo a água-viva.