Por que os pescadores colocam o peixe no gelo?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O médico-veterinário Leandro Kanamaru, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, explica a importância desse procedimento. “O gelo é necessário para manter a temperatura baixa, o que dificulta a proliferação de microrganismos que provocam doenças e estragam rapidamente o peixe”, ensina.

Depois de bem limpo, coloque o peixe em um prato e envolva em um pano úmido. Descarte a embalagem da peixaria ou supermercado, guarde sempre seu peixe em recipientes fáceis de fechar. 3. Se você optar pelo congelamento, envolva o peixe em um papel filme e bote em um pote de vidro ou de plástico com tampa.

Recomenda-se que os peixes sejam mantidos no congelador de 3 a 5 meses, com uma temperatura que deve ser mantida a -18º. Todo peixe que vai ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O processo de congelamento deve ocorrer logo após a compra do produto, se não for consumido imediatamente.

Se for congelar o peixe não deve ser temperado e dura três meses no congelador. Se não for congelado, o peixe dura apenas um dia na geladeira. Na hora de preparar, é importante ficar atento à quantidade de sal que os alimentos contêm, alguns deles podem causar aumento de pressão arterial.

na refrigeração, a temperatura deve ser mantida na faixa de -2 a 10 °C, con- servando o pescado por cerca de 10 a 12 dias. no congelamento, especialmente no congelamento rápido, abaixo de -25 °C, a conservação alcança de um a dois anos.

Glazing ou o glaciamento é a cobertura do produto com uma fina camada de gelo que evita o contato direto da matéria-prima com o ar. Esta camada representa uma proteção efetiva durante o processo de congelamento e armazenamento dos produtos pesqueiros, adiando a oxidação lipídica do produto (VENUGOPAL,2006).

Sobre o assunto vários autores fazem referência à temperatura adequada. Segundo RIISPOA (1952) o pescado resfriado deve ser devidamente acondicionado em gelo e mantido em temperatura entre -0,5 a -2ºC. Domene (2011) fala que pescados refrigerados devem esta ideal para o consumo se estiver em temperatura entre 1 a 4°C.

Fresco é o pescado que nunca foi congelado e é conservado no gelo. Resfriado é o pescado devidamente conservado em gelo e mantido em temperaturas entre -0°C e -2°C.

De uma forma geral os peixes conseguem se manter bem até 12 a 24 horas dentro do saco plástico para transporte, porém quanto antes você introduzi-lo num tanque, melhor. Quanto mais tempo o peixe fica na água do plástico, mais ela perde a oxigenação, causando mal ao peixe.

Limpe o peixe antes do congelamento. Limpe os restos de sangue e remova todas as escamas, assim como as tripas caso isso não tenha sido feito na peixaria. Tire a umidade do peixe. Para isso, use papel absorvente para secá-lo antes de colocá-lo no freezer.

Peixe. Um dos melhores alimentos para ser congelado: é melhor se for congelado logo depois de pescado. O peixe congelado dura até 3 meses no freezer, mas é melhor consumir com 1 mês.

A ideia de que não podemos congelar alimentos descongelados “é um mito”, de acordo com Tina Hanes, nutricionista registrada no Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura dos EUA.

Com o passar do tempo, a cor da carne ficará mais leitosa e brilhante, azulada ou acinzentada em alguns casos. Logo, essa mudança evidencia que o peixe não pode mais ser consumido. Ao ficar muito tempo no congelador, a carne pode possuir algumas marcas de queimadura de congelador.

Neste caso, em que não há muito tempo para o descongelamento, a nutricionista recomenda colocar o peixe em água corrente até que esteja completamente degelado. O processo pode ser feito em uma travessa ou diretamente embaixo da torneira, o importante é que a água não fique parada sobre os filés.

Se estiver muito frio, o bicho fica menos ativo, portanto, come menos. Quando está mais quente, ele come mais", explica Domingos. É como se os peixes fizessem um “regime” durante o inverno para poupar energia.

Condições de inverno, como as observadas nas regiões Sul, Sudeste e parte da Centro-Oeste, prejudicam o crescimento dos peixes. Com temperaturas da água mais baixas, os animais se alimentam menos e, consequentemente, crescem menos. Além disso, a amplitude térmica, em um único dia, pode ser de 20 oC, por exemplo.

Já o aparecimento de cor amarela em peixe seco, indica que os lipídeos (gordura) da carne foram oxidados, deixando-a rançosa.