Por que os pastores falam em línguas?

Perguntado por: rveloso6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

"Na doutrina pentecostal, quando a pessoa recebe forte carga de emoção e de presença do Espírito Santo, uma das formas que usamos para expressar essa alegria é o que a Bíblia ensina no livro de Coríntios, o dom de falar em outras línguas."

O fenômeno de xenoglossia consiste em a pessoa falar em línguas estrangeiras de fato, sem o conhecimento delas (“Xenoglossia”, Ian Stevenson – diretor do Departamento de Parapsicologia e Psiquiatria da Universidade da Virgínia, Estados Unidos –, Editora Vida & Consciência, SP, 2011).

A crença em falar em línguas estranhas obteve o seu ápice no início do século 20 na rua Azuza, Estados Unidos, com o surgimento do grande movimento pentecostal, 1906. Este movimento religioso foi encabeçado por um jovem negro chamado William Seymor.

Como podemos ser ajudados pela oração em línguas? A oração em línguas marca a abertura para os outros dons, prepara-nos para ouvir, para entender a vontade de Deus, e nos permite ser receptíveis para a transformação, para que as outras pessoas possam ver Deus em nós.

“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” (1 Coríntios 14:2).

Significado de saramandaia: Feitiçaria, bruxaria. O que é feito em rituais totalmente secretos.

Significado de calamanaia: Kala - Demônio Manaia - Louvor Louvor ao Demônio.

Lamanai (do maia iucateque Lam'an'ain, "crocodilo debaixo de água"), é um sítio arqueológico mesoamericano, e foi em tempos uma cidade maia de dimensão significativa.

Quando você está buscando a orientação do Senhor, interceda em línguas e então ouça o que o Espírito parece estar dizendo. Tente cantar no Espírito, deixando que o Senhor lhe dê a melodia e as palavras. Peça ao Senhor para dar-lhe a interpretação do que você está orando em línguas.

Falar em línguas é definido como orar no Espírito, e devemos orar tanto para o Espírito (em línguas) como para a compreensão (na sua língua natural). (1 Coríntios 14:14-15). “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20).

Se todos os crentes regenerados são batizados no Espírito Santo mas nem todos eles falam em línguas, então é óbvio que o batismo no Espírito Santo não consiste no dom de línguas em si, nem tampouco é dele dependente.

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

O falar em línguas vai produzir em nossas vidas a totalidade do ministério do Espírito Santo. A linguagem sobrenatural de oração é uma ferramenta do Espírito de Deus para realizar em nós sua obra. E há um motivo especial porque o Espírito Santo toca justamente em nossa fala a partir do momento que vem sobre nós.

Na Bíblia, a origem da grande diversidade de línguas do mundo é tida como um castigo de Deus. Pelo texto bíblico, no princípio dos tempos, só se falava uma língua.

Até porque os demônios falam em línguas para confundirem os enganados. Alguns dos sinais do batismo no Espírito Santo são: certeza (convicção), paz interior, alegria, caráter, etc. Cuidado! Não dê ouvidos aos homens, mas ao Espírito de Deus que confirma dentro de você”.

Podemos aprender a usar a língua dos anjos por meio do estudo, da oração e da prática. O homem natural, que é inimigo de Deus, não fala a língua dos anjos como sua língua nativa. É uma língua aprendida.

14 Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. 15 Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

Todo pai, toda mãe, todo homem e mulher de Deus são chamados a exercer a profecia, essa é a graça que recebemos em nosso batismo.

Xenolália é a capacidade de falar uma língua estrangeira que o indivíduo desconhece, que não aprendeu nem foi exposto. Xenolália é um termo grego, onde xenos significa "estranho" e lalia "linguagem".

Lia: Significa "vaca selvagem", “leoa”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada”, “trabalhadora”, “aquela que é portadora de boas notícias”. Curto, delicado e de origem bíblica, o nome Lia faz bastante sucesso em países asiáticos, europeus e da América Latina.

Zenilda: Significa “beleza acrescentada por Deus” ou “Deus acrescenta perfeição”. Zenilda é um nome feminino, formado pela aglutinação dos nomes Zé (derivado de José) e Nilda.