Por que os países desenvolvidos têm um crescimento demográfico menor do que os subdesenvolvidos?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O crescimento vegetativo nos países desenvolvidos foi causado principalmente pelo aumento do número de nascimentos, enquanto nos países subdesenvolvidos houve redução da mortalidade infantil, o que significa dizer que houve queda no total de mortes de crianças de até um ano de idade.

O motivo da diferença está na redução mais lenta das taxas de fecundidade nos países de renda média (menos desenvolvidos) e baixa (muito menos desenvolvidos).

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

O ritmo de maior crescimento populacional observa-se nos países subdesenvolvidos sendo que, para o ano 2.000, a região denominada de terceiro mundo é a que apresentará o maior contingente populacional pois os países subdesenvolvidos contribuirão com 79% do total da população mundial.

Resposta verificada por especialistas
com um país sendo menos desenvolvido a qualidade de vida das pessoas é mais baixa dessa forma a taxa de mortalidade sobe bastante caracterizando o crescimento vegetativo.

A urbanização, o aumento do custo de vida nas cidades e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho conduziram a uma queda na taxa de natalidade no Brasil a partir de então, o que culminou na lenta diminuição do crescimento vegetativo da população.

Causas dessa redução da população
O aumento do nível educacional e o melhor acesso aos cuidados e às práticas contraceptivas também influenciam o fato de as famílias terem menos filhos. Por último, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acentuou a tendência de queda do número de nascimentos.

Os fatores que melhor explicam tal crescimento populacional acentuado são, por exemplo, a construção de Brasília, como a nova capital do Brasil; a evolução econômica proveniente do agronegócio e da plantação de grãos, como a soja; o avanço das fronteiras agrícolas; a elaboração de projetos que visavam à exploração de ...

Os países desenvolvidos apresentam essa taxa em declínio em virtude do planejamento familiar, do maior acesso de mulheres ao mercado de trabalho, a programas de saúde, a métodos contraceptivos, bem como à educação.

Países subdesenvolvidos apresentam elevadas taxas de natalidade em decorrência da ineficácia das políticas públicas relacionadas à saúde, à educação e ao mercado de trabalho. Boa parte da população enfrenta condições de vida miseráveis e falta de acesso a recursos básicos.

continente africano

A África é o continente que apresenta os maiores indicadores de crescimento populacional do mundo. A razão para esse cenário está ligada à diminuição da mortalidade infantil em conjunto com o aumento da expectativa de vida. Ademais, o continente africano ainda possui uma média elevada de filhos por mulher.

Países desenvolvidos são nações com elevado desenvolvimento econômico e social. Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

O que impede o Brasil de ser um país de primeiro mundo? O Brasil claramente não deixou de estar muito atrás em IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], renda per capita, taxa de industrialização, infraestrutura, entre outros fatores, em relação aos países em desenvolvimento.

Sobre demografia entre países desenvolvidos e menos desenvolvidos. Dados indicam que os países que apresentam países ricos apresentam uma taxa de crescimento populacional menor enquanto a população de países menos desenvolvidos apresentam cerca de cinco vez mais rápidos que o outro bloco.

Os países desenvolvidos possuem maiores indústrias que emitem gases estufa que agravam o aquecimento global. Já os países subdesenvolvidos, são os maiores exportadores de matéria-prima que causam desmatamentos e uso de grande quantidade de água.

Países subdesenvolvidos são nações pouco industrializadas e bastante vulneráveis economicamente. Além disso, apresentam baixos indicadores de desenvolvimento social.

Os cinco países/territórios dependentes com menor densidade demográfica são:

  • Groenlândia - 0,08 habitante/km²;
  • Svalbard e Jan Mayen - 0,10 habitante/km²;
  • Ilhas Malvinas - 0,54 habitante/km²;
  • Ilhas Pitcairn - 3,1 habitantes/km²;
  • Mongólia - 4,9 habitantes/km².

Durante alguns períodos da história da humanidade, como a Idade Média, guerras e epidemias foram os principais fatores da baixa taxa de crescimento demográfico.

O maior índice de crescimento vegetativo é da Libéria (4.50), seguida por Burundi (3.90) e Afeganistão (3.85). Já os menores índices de crescimento vegetativo são das Ilhas Cook (-2.23), Niue (-1.85) e Moldávia (-0,90).