Por que os padres usam aliança?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

De acordo com padre, a aliança tem o sentido bíblico de consagração para uma missão. Alguns religiosos usam aliança na mão esquerda.

Uma das teorias começou de uma antiga crença romana de que pelo dedo anelar passava uma veia que o ligava diretamente ao coração e que por um ímã teria o poder de atrair o coração humano que é o símbolo do amor.

Para a Igreja Católica, que incorporou a tradição no século 9, por meio do Papa Nicolau I, as alianças representam o amor, a fidelidade e o compromisso assumido um com o outro e com Deus. O próprio formato de círculo simboliza algo que não tem fim.

Segue transcrição do que vai na Wikipedia: Anel de tucum é um anel feito da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia. É utilizado por fiéis cristãos como símbolo do compromisso preferencial das igrejas, especialmente da Igreja Católica, com os pobres.

O Anel do Pescador, também conhecido como Anulus Piscatoris (em latim) e o Anello Pescatorio (em italiano), é um símbolo oficial do Papa, o sucessor de São Pedro, que era um pescador.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Energias de cada dedo. Como os anéis são filtros de energia, é aconselhável evitar usá-los nesse dedo, pois podem atrapalhar a captação de boas vibrações, uma vez que o polegar é considerado como o dedo do livre arbítrio, da verdade e da natureza. Anéis usados nesse dedo têm o poder de influenciar a opinião das pessoas ...

Sendo assim, por se tratar de uma joia usada por muitos e muitos anos, as alianças passaram a ser tradicionalmente fabricadas em OURO: um metal belo, nobre, durável e valioso. É por esse motivo que as alianças em ouro são as mais usadas entre os casais. Entenda porque o ouro 18k é o melhor para sua aliança!

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

Aliança, segundo as Escrituras Sagradas, foi cada um dos pactos que Deus fez com os homens. A Velha Aliança faz parte do Velho Testamento, enquanto a Nova Aliança está presente no Novo Testamento e foi estabelecida através de Jesus Cristo.

Significa a fidelidade da sua união espiritual e compromisso com a Igreja, devendo usá-lo sempre no dedo anelar da mão direita. É entregue no ato de ordenação do bispo.

Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.

No momento da cerimônia, a aliança representa não apenas o compromisso assumido pelos noivos um com o outro, mas também com Deus: o casal jura fidelidade, amor, apoio, honra, cuidado, respeito sob toda e qualquer circunstância ou adversidade mutuamente.

Por ser um item que na maioria das vezes é feito de metais valiosos como o ouro, a aliança se torna cara e pouco acessível. Desta forma, algumas pessoas optam por comprar o objeto usado por outra pessoa, que sai bem mais em conta.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.

Resposta Correta: Estola
A estola é comum a todos os ministros ordenados. Com a diferença de que os sacerdotes a colocam à volta do pescoço, caindo as suas pontas em paralelo sobre os dois ombros, sobre a *túnica e debaixo da casula, e os diáconos usam-na cruzada, «em bandoleira», do ombro esquerdo para a direita.

Por ser tão atrelado à luta de causas sociais, o anel de coquinho passou a ser utilizado pela comunidade LGBT e está ligado à orientação e à identificação sexual. Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda.