Por que os oceanos não caem para fora do planeta?

Perguntado por: uparis . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Então, porque nós não caímos quando estamos sobre a Terra? O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade.

Precisamos lembrar que as coisas não caem para baixo, e sim para o centro da Terra (do outro lado do mundo as coisas caem para cima?). A massa da Terra é que cria este campo e tudo é atraído para o seu centro. Se nos afastarmos da Terra, podemos ficar quase livres da força da gravidade.

A gravidade da Terra também é a responsável por manter os gases atmosféricos e por manter todos os seres vivos presos a sua superfície. A intensidade dessa gravidade, medida ao nível do mar, é de aproximadamente 9,8 m/s², no entanto, esse valor pode variar de acordo com a altura.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!

Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

O Sol não gira como uma bola sólida, indica a agência espacial, pois sua superfície é composta de um gás eletricamente carregado e quente chamado de plasma. Esta substância faz giros em diferentes velocidades, e em diferentes partes do astro celeste.

A resposta é a lei da gravidade. Essa força sempre nos puxa para o centro do planeta – como é um astro, não se fala em 'cima' ou 'baixo' – e é a responsável por não nos deixar cair durante os movimentos de rotação e translação.

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Na verdade, da boca do buraco até o meio do caminho ao centro da Terra estaríamos caindo a uma velocidade crescente que chegaria aos 24 mil quilômetros por hora.

Praticamente todos os seres vivos seriam extintos.
Talvez alguma espécie abissal poderia sobreviver, uma vez que esses seres têm a vida baseada na quimiossíntese.

Sem dúvida! 'Por que não temos sensação de estar de cabeça para baixo no planeta terra?' O mundo é tão grande que, para nós, ele não parece uma esfera. A força responsável por nos manter presos no solo é a gravidade.

Tudo na Terra é atraído por uma força invisível chamada de gravidade. É ela que segura você, os animais, as construções e mesmo os oceanos, e impede que flutuam a direção ao espaço. No espaço, longe da Terra, luas e estrelas, não existe nenhuma gravidade; eis porquê os astronautas flutuam.

Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.

Continuar lendo Quais são os 4 oceanos?