Por que os macacos não evoluíram?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A teoria da evolução não afirma que o homem veio do macaco. O homem e o macaco, assim como todos os seres vivos compartilham ancestrais comuns. Os macacos continuam existindo porque eles são resultados de evoluções do seu ancestral comum com o homem.

Acredita-se que os primeiros primatas evoluíram de animais que vivem em árvores (mamíferos arborícolas).

Existem semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Cerca de 98% dos genes dos chimpanzés assemelham-se com os do homem. O cuidado parental da espécie. A investigação de semelhanças entre o comportamento dos seres humanos em comparação aos dos chimpanzés perdura há várias décadas.

Não descendemos de macacos
Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

No futuro: mais altos e com menos força
Os hominídeos posteriores — Homo erectus, neandertais, Homo sapiens — ficaram mais altos. Continuamos a ganhar altura em tempos históricos, em parte impulsionados pela nutrição aprimorada, mas os genes parecem evoluir, também", defende Longrich.

A afirmação “o homem descende dos macacos”, feita por Charles Darwin ao lançar sua teoria evolucionista em 1859, foi tão forte e marcante que até hoje ainda há pessoas que acreditam ser ela verdadeira.

Hominidae

Atualmente sabe-se que a espécie humana descende de uma família de primatas chamada Hominidae.

A linhagem dos primatas surgiu há cerca de 65 milhões de anos, apesar do mais antigo fóssil de primata ser o Plesiadapis (datado entre há 55 a 58 milhões de anos) do final do Paleoceno. Estudos com relógio molecular estimam a origem dos primatas para cerca de há 85 milhões de anos, no Cretáceo Médio.

Trata-se da Elysia chlorotica, uma grande e gosmenta lesma que habita a costa leste da América do Norte, desde a Flórida até o Canadá.

Portanto, a seleção natural tem a ver com diferenças herdadas e com a capacidade de copiar genes. Nos últimos séculos, porém, essas diferenças se reduziram drasticamente entre os humanos – daí a evolução ter parado ou ficado mais lenta.

Primatas são, taxonomicamente, uma Ordem de animais da Classe dos mamíferos, que compreende os grupos popularmente chamados de macacos, e também os símios, os lêmures, os lóris, os tarsos e os humanos. A ordem dos Primatas tem sido tradicionalmente dividida em dois grupos: prossímios e antropoides (símios).

Cientistas constataram que o DNA do macaco Bonobo é igual ao dos humanos em 98,7%.

Bonobos e humanos compartilham 98,7% do mesmo mapa genético, o mesmo percentual compartilhado pelos humanos com os chimpanzés, de acordo com o estudo.

Isso acontece porque a troca de apenas uma “letra” química de DNA já altera drasticamente a produção das proteínas cuja receita está gravada no genoma. É por isso que só 30% das proteínas humanas são idênticas às dos chimpanzés, embora as demais, na média, sejam apenas ligeiramente diferentes das dos macacos.

O ser humano não “veio do macaco”. Esse é um equívoco que se criou em torno de uma ideia que não era de Darwin. Na verdade, o que ele disse é que havia indícios de que homens e macacos tinham um ancestral comum que evoluiu com o tempo e se desdobrou em vários ramos diferentes.