Por que os macacos maltratam seus filhos?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O infanticídio é uma prática comum entre mamíferos na natureza, mas um novo estudo realizado com macacos-aranha descobriu um comportamento raro: apenas bebês machos são mortos pelos adultos machos.

Podem indicar que está na hora de andar, alimentar-se, ficar em alerta ou chamar a fêmea para o acasalamento. Os sons emitidos podem se assemelhar a gritos, latidos, rugidos e ao roar.

Entre humanos, a amamentação como fonte exclusiva de nutrição para bebês é recomendada até os 6 meses de vida. Mesmo depois que alimentos sólidos entram na rotina da criança, o recomendável é que o aleitamento materno dure até os dois anos de vida.

Além disso, os macacos alimentados podem desenvolver problemas como diabetes e obesidade. Para quem tem o hábito de colocar frutas em algum ponto ou até mesmo no quintal de casa e está acostumado com essa rotina, a paralização da atividade não trará consequências negativas.

Mas são os macacos – principalmente os chimpanzés – que têm um riso mais parecido com o nosso, escancarando a boca e mostrando os dentes. O objetivo da risada deles, entretanto, não é demonstrar alegria, mas amizade e descontração.

A monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, é uma zoonose viral. Ou seja, é uma doença em que o vírus causador é transmitido dos animais para os seres humanos. Hoje, o contágio também acontece de pessoa para pessoa.

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.

Um chimpanzé pigmeu, também conhecido como bonobo, recebeu o título de macaco mais inteligente do mundo. Djanoa, uma fêmea descrita como paciente e perseverante, venceu um bando de machos numa competição organizada pelos primatólogos de um zoológico na Bélgica.

Um estudo publicado no Science Advances, sugere que os macacos têm padrões de pensamento naturais semelhantes aos dos seres humanos. Os investigadores das Universidades de Califórnia – Berkeley, de Harvard, e de Carnegie Mellon, descobriram novos avanços acerca da evolução da linguagem.

Os filhotes que se perdem da mãe soltam um assobio uííc, úiíc, úiic muito alto e repetitivo, graças ao qual conseguem voltar ao grupo.

Use latas de lixo que fechem bem.
Use latões que podem ser bem selados, sem permitir que o cheiro saia e atraia os macacos. Use faixas ou corda elásticas (como as utilizadas para saltos, que podem ficar bem presas) para fechar melhor as tampas.

Reprodução: Gestação de 120 dias, nascendo 1 filhote. Expectativa de Vida em Cativeiro: 20 anos.

É comum que babuínos tentem matar filhotes de leão pois, ao se tornarem adultos, os leões viram predadores dos babuínos.

“Nascem dois filhotes por ano, eles [macacos] têm uma gestação relativamente curta até para pequenos primatas. Durante o tempo de gestação, a fêmea tem o cuidado de todo o grupo.

Por conterem muito açúcar, bananas são tão prejudiciais aos macacos quanto bolo e chocolate em excesso são aos humanos. — Comparadas aos alimentos que os macacos comem em ambientes silvestres, bananas têm muito mais calorias e contêm bem mais açúcar. Isso é ruim para a dentição dos animais e pode levá-los a diabetes.

Não é aconselhável dar pão, bolachas e arroz, pois ele pode ficar com o abdômen inchado com gases, dificultando o fluxo da digestão e a liberação da fezes.