Por que os livros transformam o mundo?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Isso porque, além de estudos, de aprendizados, de sonhos e de denúncias, a literatura é uma forma de transformação pessoal, social e coletiva, necessária enquanto o mundo existir, já que nos faz refletir sobre quem nós somos, consolida histórias e desperta possíveis mudanças.

A literatura nos influencia a enxergar como possíveis mundos e realidades que antes pareciam distantes, absurdos ou até inexistentes, e é esse olhar mais generoso e empático para o outro e para dentro que nos torna capazes de mudar o mundo, pelo menos aquele ao nosso redor, e é isso que tanto faz tanta falta nos nossos ...

Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler.

Através da leitura, temos a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos.

Os livros transmitem o conhecimento. Eles agem como polinizadores da mente, espalhando ideias que se autorreproduzem no tempo e no espaço.

A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.

Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.

Os livros e seu papel fundante
Compreendendo os livros dentro de sua pluralidade, conseguimos identificá-los como fundamentais para transformação, para tomada de consciência e para criação de novas realidades.

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

Ler é extrair sentido dos textos. O objetivo principal da leitura é compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto com o que o leitor já sabe ou pensa a respeito do assunto.

A leitura permite a ela conhecer melhor a si mesma, o mundo e a cultura em que vive, construindo sentido e significado ao que a cerca. Ler é viajar por outros mundos e conhecer o inimaginável. Cultivar esse hábito nas crianças desde cedo certamente fará toda a diferença na vida delas.

Por meio da leitura resgatamos nossas lembranças mais especiais, que fazem parte da nossa cultura. Essa cultura que nos foi dada tem como finalidade a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus atos, porém essa cultura se dilui e se perde diariamente, e é este saber, esta cultura que precisa ser recuperada.

Nos livros, está a reflexão sobre tudo o que conhecemos do mundo. Os livros nos conectam a um mundo INFINITO de conhecimento que NUNCA poderia ser acessado sem eles. Sem falar, claro, no prazer e no enriquecimento que os livros e seus conteúdos podem trazer para o leitor.

Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.

Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.

“Ler liberta, porque nos encoraja, nos traz conhecimentos, nos revela quem somos ou quem gostaríamos de ser. Nos ajuda a ver o mundo, a despertar sentimentos, a respeitar as pessoas, a acreditar na vida, a buscar a conquista de nossos sonhos.”