Por que os judeus são chamados de hebreus?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio". Foi através dos hebreus que surgiu o judaísmo, religião baseada nas antigas escrituras, que servem de embasamento para sua crença, mas também como documento histórico para conhecer a sua trajetória.

Origem. O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio".

Os hebreus foram um povo da Antiguidade que se estabeleceu em Canaã. O auge da história hebraica foi o período monárquico. Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina.

Na história judaica, esse retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C.

Segundo a narrativa bíblica, as origens dos hebreus remontam ao patriarca Abraão. O relato bíblico conta que os hebreus surgiram do patriarca Abraão. Por volta do século XX a.C., Abraão vivia na cidade de Ur, na Mesopotâmia.

Neste período os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares chefiados por anciãos que receberam o nome de Patriarcas, os primeiros foram: Abraão, Isaac e Jacó, que teve seu nome mudado para Israel e os filhos de Jacó foram chamados de israelitas.

Qual é a religião do povo Hebreu? A religião do povo hebreu é o Judaismo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus. A crença central do Judaismo é que há um único Deus que é criador do universo e que tem um relacionamento pessoal com seu povo, o povo judeu.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

A população de Israel é predominantemente judaica com uma minoria árabe na sua maior parte muçulmana, embora também existam árabes cristãos, circassianos e drusos.

Cananeus ou canaanitas eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã, em regiões que correspondem hoje ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria. O termo "cananeus" incluía jebuseus, amorreus, heveus e girgaseus.

Abraão

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

Tribo de Benjamim

Tribo de Benjamim – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O povo judeu antes da diáspora se assemelhava a diversidade do crescente fértil, ou seja, muito parecido aos árabes de hoje! Pele trigueira, estatura média baixa e cabelos um tanto crespos.

A organização política desse povo teve início com Abraão, o patriarca bíblico, que é considerado o pai de todos os hebreus.

De acordo com a Bíblia, a diáspora é fruto da idolatria e rebeldia do povo de Israel e Judá para Deus, o que fez com que este os tirasse da terra que lhes prometera e os espalhasse pelo mundo até que o povo de Israel retornasse à obediência a Deus, onde seriam restaurados como uma nação soberana e senhora do mundo.

A crise política atingiu seu auge em 935 a.C., momento em que o rei Salomão faleceu. A disputa entre as tribos causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados. O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão.

Aquele (israelita) se refere à “religião judaica ou ao povo de Israel descendente do patriarca bíblico Jacó”; este (israelense) é “o natural ou o habitante de Israel”.

Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé.