Por que os índios têm o cabelo liso?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os índios possuem cabelos lisos, diferente dos negros que possuem cabelos crespos, devido a adaptação evolutiva do ambiente em que vivem.

Cabelos lisos são típicos de etnias mongólicas, orientais, esquimós e indígenas.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Só para se ter ideia, as índias não tinham pelos pubianos. De início, imaginava-se que elas teriam nascido sem esses pelos, mas, tempos mais tarde, descobriu-se que na verdade elas os rapavam com artefatos feitos com espinha de peixe.

A Ação dos Genes
Para sermos mais precisos, é o gene trichohyalina2 que determina qual será o tipo de cabelo da criança. Esse é um gene hereditário e passado de pais para filhos. IMPORTANTE: existem casos em que o pai e a mãe têm cabelos lisos e o bebê nasce com cacheado ou vice-versa.

Cabelos lisos: passam a imagem de força, segurança, controle e seriedade.

A distribuição de queratina também é diferente para os orientais. Nesse tipo de cabelo ela é distribuída uniformemente e em abundância, o que também ajuda a alisar os fios, dando também maior resistência ao calor, umidade, sol e etc.

O tipo mais comum de cabelo no Brasil, é o mais ondulado, 29% das mulheres possuem esse tipo de cabelo. Mas, como muitas mulheres alisam os cabelos esse percentual cai para 19% das mulheres.

- Tipo 1 ou cabelo liso: "É o cabelo mais desejado pelas brasileiras, porém somente 18% da população nasce com esse tipo de fio. É por isso que os produtos e tratamentos como escovas progressivas de alisamento com formol, alisamentos e relaxamentos fazem tanto sucesso no país".

A origem do cabelo cacheado tem a ver com a genética. Nesse tipo de fio, acredita-se que os folículos capilares tenham uma curvatura que faz com que eles cresçam num ângulo agudo, resultando em cachos.

Hoje é possível realizar um teste de ancestralidade facilmente, onde diversos laboratórios já oferecem este exame a seus clientes. A coleta do material a ser analisado é bem simples, basta um pequeno furo no dedo ou a coleta utilizando um swab na parte interna da bochecha.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

Em geral, a figura que vem à cabeça é de pessoas de cabelos pretos e lisos, pele dourada, olhos puxados. Têm o corpo nu ou minimamente recoberto com acessórios feitos de penas, palha, sementes, ossos. Na cabeça, usam um exuberante cocar.

Não existe um casamento indígena, mas multiplicidade de costumes indígenas que variam conforme o povo, portanto diferentes casamentos indígenas, cada qual com suas peculiaridades. Um exemplo emblemáticos surge para o jurista na questão da poligamia/poliandria.

A média salarial de Indigenista Especializado é de R$ 6.863 por mês em Brasil, que é 17% menor do que a média salarial mensal da empresa Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para essa vaga, que é de R$ 8.285.

Os índios não namoram. Eles simplesmente decidem “se casar”. Costume normal em nossa sociedade atual: muitas pessoas não casam, simplesmente o casal se junta. O casamento entre índios varia muito de tribo para tribo.

Na Índia, a menstruação é um taboo.
As mulheres menstruadas são vistas como "contaminadas e impuras", chegando a ser impedidas de fazer tarefas que envolvam mexer em água ou cozinhar e a ser excluídas de participar em cerimónias religiosas, culturais e comunitárias.

usava a cera de abelha jataí. para arrancar os pêlos do corpo ea perda de partes pubianas e também por isso que os.