Por que os índios têm esse nome?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis.

Os índios são o grupo de pessoas reconhecidas como descendentes dos povos que habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus. Na época da chegada dos europeus, havia de cinco a sete milhões de índios no Brasil. Atualmente, a população de índios é de 817 mil, segundo dados do Censo de 2010.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

De acordo com ele, todos os indígenas das Américas descendem de uma única população que chegou ao Novo Mundo vinda do leste asiático, através do estreito de Bering, há cerca de 20 mil anos.

Índio X Indígena
Quando chegou ao continente, ele acreditava estar nas Índias, e por isso os povos originários foram nomeados de “índios”. O termo retrata esses povos de maneira genérica, sem considerar as suas especificidades linguísticas e culturais, por exemplo.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, Não é Legal se referir a povos indígenas como índios.

Os primeiros grupos humanos que ocuparam nosso território são chamados de paleoíndios. Reconstituição do crânio de Luzia realizada na década de 1990 e hoje não mais aceita pelos especialistas. As ossadas mais antigas de paleoíndios encontradas no Brasil pertencem ao final do Pleistoceno, entre 11 mil e 12 anos.

Pedro Álvares Cabral

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses eles já habitavam as nossas terras. Hoje é dia de homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade da cultura indígena e pelo respeito a ela. A presença indígena no Brasil ocorre atualmente em 26 estados e no Distrito Federal.

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

A Terra Indígena Guarani de Bracuí é a que tem a maior população, cerca de 320 indivíduos. Mais da metade é constituída por crianças menores de 14 anos. Os Guarani que vivem hoje em território brasileiro somam, aproximadamente, cinco mil pessoas.

Cultura indígena é o conjunto de valores, conhecimentos, crenças e costumes dos povos nativos do Brasil. Importante destacar que não existe uma única cultura indígena, mas uma enorme diversidade cultural representada por civilizações autônomas, com modos de pensar e agir únicos.

Entendemos como comunidade indígena um conjunto de pessoas que: mantêm relações de parentesco ou vizinhança entre si; são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.

Não! O correto é falar Povo Indígena. O que existem são etnias, povos e nações. O termo "tribo" surge de uma ideia estereotipada assim como a palavra "índio”.

No dia 19 de abril de 1940, um evento ocorrido no Pátzcuaro, no México, reuniu autoridades de quase todas as nações americanas, com intuito de realizar diversas recomendações de dar mais atenção ao povo indígena. Esse dia ficou conhecido como Dia do Aborígene Americano, dando origem a data comemorativa.

Ninguém sabe ao certo, mas estima-se que quando a frota de 13 embarcações comandada por Pedro Álvares Cabral aportou na região da atual cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, o território que hoje é o Brasil era habitado por algo entre 1 e 6 milhões de indígenas.

Isso certamente se deve à convicção do autor de que os ameríndios eram descendentes do patriarca bíblico Ofir. Como já referido, Ofir era filho de Joctã, que por sua vez era filho de Éber, este filho de Selá, o qual era filho de Arfaxade, este filho de Sem, o primogênito de Noé (Gênesis 10:21-29).