Por que os índios sofrem discriminação?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

A população indígena é vítima de um apagamento histórico dos seus valores culturais, da violência contra seus povos e da dificuldade de acesso aos seus direitos, assegurados por lei.

'Somos invisibilizados': Indígenas denunciam preconceito nas cidades brasileiras. Ao contrário da concepção de muitos brasileiros, que apenas reconhecem a identidade indígena dos povos que vivem na Floresta Amazônica, mais de um terço deles, ou cerca de 315 mil indivíduos, vivem em áreas urbanas.

No Brasil, a desigualdade étnica acompanhou o processo de colonização, de forma extremamente violenta (violências física e simbólica), que são sofrida pelos povos indígenas até hoje. Como exemplos dessa desigualdade étnica em relação aos povos indígenas no Brasil, podemos citar a não demarcação das terras indígenas.

Resposta: Estudos mostram que o contato com os índios, em situação de competição social, pode aumentar o preconceito contra essa categoria. Por isso os seus próprios hábitos, culturas e também costumes muitas vezes fazem com que criem preconceitos com eles.

"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.

O índio ainda é visto como aquele que vive na natureza, ao modelo de índio primitivo que vivia na época da chegada dos portugueses ao Brasil de forma isolada da sociedade, sendo-lhe atribuídos diversas características negativas tais como “cruel, bárbaro, canibal, animal selvagem, preguiçoso, traiçoeiro…” (GERSEM, 2006, ...

Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje são a consequência daqueles que surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência interpessoal, que afetam consideravelmente essa população.

Preconceito ainda é entrave
Morar em centros urbanos sem ocultar a ancestralidade e as próprias referências é ainda uma luta para mais de 315 mil indígenas, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 49% do total da população indígena do país.

De acordo com ele, a sociedade tem um preconceito com os índios, pois não sabe a importância da terra para a sobrevivência desses povos: “Com a chegada dos portugueses, em 1500, tudo isso começou a se tornar uma tragédia para a gente, porque nós ficamos presos no sistema.

Desde 1500, com a chegada dos colonizadores, os indígenas brasileiros sofrem com o preconceito, a invasão e exploração de suas terras. Mesmo com a criação de órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai) , a violência contra esses povos continua.

Entre as reivindicações do povos indígenas estão a defesa de direitos, regularização das terras indígenas e proteção dos territórios, garantia dos serviços de saúde, proteção do meio ambiente e outros.

Valorizam a vida comunitária que envolve a realização de trabalhos familiares e comunitários. Reconhecimento e valorização pelas lideranças tradicionais e novas que organizam o funcionamento da vida comunitária, entre o cotidiano, eventos, encontros, assembleias e festas.

Preservar a cultura indígena é reconhecer a contribuição do índio na formação dos diversos aspectos da vida nacional. No vocabulário: catapora, peteca, siri, ipanema, paraíba, flor, dia e pipoca são alguns exemplos. Na culinária, o Brasil também deve muito aos índios: feijão, milho, mandioca, frutas.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

Faça doações para campanhas e participe ativamente
A maneira mais direta de ajudar povos indígenas à distância, como os Yanomami, é fazer doações para campanhas responsáveis, que são geralmente organizadas pelo Condisi, Coiab e Apib, por exemplo.

A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.