Por que os índios ornamentam o corpo com pinturas e adereços?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

Eles utilizam o jenipapo com carvão, o urucum e barro (branco, amarelo e vermelho) para fazer sua arte corporal. As pinturas mudam de acordo com as festas. Os turistas não podem ser pintados como os índios, pois a pintura é algo íntimo desse povo.

Objetos rituais (tais quais máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais) e do cotidiano (tais quais cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira) ilustrou as diferentes tradições estéticas dos povos indíegnas representados.

A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

O que é pintura corporal? A pintura corporal é uma forma de arte que envolve a aplicação de tinta ou outros materiais para pigmentar a superfície da pele. Ela pode ser usada para adornar ou decorar o corpo, mas também é muito utilizada como um meio de expressão e comunicação.

Body Art (em português, “arte do corpo”) foi um estilo artístico que começou em 1960, nos Estados Unidos e Europa, e tinha o corpo como principal expressão artística. Ou seja, a tela foi substituída por corpos humanos, tornando a arte uma “obra viva”.

A pintura corporal tem tanto sentido para os indígenas, que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil. A mistura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo. "Pegamos o jenipapo e ralamos.

O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem.

O grafismo indígena é uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação étnica quando comparada às outras tribos. Algumas características deste tipo de arte são a simetria, formas simples e relacionadas à natureza, sendo, normalmente, feitas por mulheres.

O significado dos grafismos e das pinturas corporais para os indígenas vai muito além do decorativo. Eles marcam a identidade dos povos originários, considerando sempre as diferenças e as particularidades de cada etnia para estabelecer simbologias próprias.

Trajes e adornos eram usados geralmente em ritos e comemorações, como o são até hoje em diversas tribos, principalmente as mais isoladas. As vestimentas foram introduzidas aos costumes indígenas pelo colonizador português.

Há uma importante simbologia por trás dos adornos e das pinturas corporais, que podem identificar o sexo, a idade, a aldeia e a posição social do índio, estabelecendo uma espécie de identidade cultural dos povos indígenas.

As produções indígenas mais comuns à maioria das etnias brasileiras são: cerâmica, pintura corporal, máscaras, cestaria e arte plumária. Objetos decorativos e utilitários, adornos, acessórios, armas e instrumentos musicais também fazem parte da arte produzida pelos povos indígenas.

Arte indígena brasileira
No Brasil, esta cultura se manifesta principalmente através da cerâmica, das máscaras e das pinturas corporais, embora também seja visível através da tecelagem, da música, da dança e da própria mitologia.

A cor amarela representa o sol, o vermelho, o fogo, a cor marrom representa a terra, o azul significa o céu e o verde, a natureza.

Ela pode servir para a comunicação e organização de um povo, a exemplo das insígnias feitas para os líderes religiosos ou cocais confeccionados para simbolizar o poder de chefes e guerreiros. Das tradições indígenas, a arte plumária é uma das mais afetadas pelo contato dos índios com o homem branco.

Os mais conhecidos são: amuletos, símbolos, instrumentos musicais, além de outros itens. A depender do objetivo do ritual, as peças podem variar.