Por que os índios eram chamados de selvagens?

Perguntado por: dporto5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, 1989, tomo I, p. 56. Muitos dos índios compreendiam, segundo Debret, algumas palavras do português, mas foram por ele chamados de selvagens que erram nos sertões de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro, "não usam nenhuma vestimenta, nem mesmo em estado de civilização.

Tratam-se de povos que vivem sem a coerção exercida pelo 'um', ou seja, sem o Estado. Mas, dizer que vivem sem o Estado não é suficiente se, na verdade, vivem contra o Estado.

Causas da escravidão indígena
Eles vinham apenas para explorar as riquezas do Brasil. A única mão de obra disponível era a indígena, no entanto, o trabalho escravo e em grande escala não era comum para os índios.

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

A mentalidade colonialista europeia inventou o termo “selvagem” para designar os povos originários que foi encontrado nos novos continentes que ocupava desde o século 16. Mas a cada momento somos nós, os ditos “civilizados”, que damos mostras de selvageria.

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.

Selvagem. Diz-se do que vive na selva, do que é silvestre, montês, agreste. Mas o ambiente urbano em que nos fomos isolando do mundo natural, levou a que à palavra selvagem se associe também a ideia de ignorância, de incivilidade, de falta de cultura, de rudeza.

eram seres liminais que mediavam o limite entre os espaços simbólicos do domesticado e do selvático, da ordem e da desordem, da pólis e do caos. Existiam também povos selvagens "reais", e não apenas amazonas e seres teratológicos como os centauros.

GOITACÁS - A TRIBO INDÍGENA MAIS SELVAGEM DO. BRASIL - EDUARDO BUENO.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.

A pressão dos jesuítas para que a Coroa portuguesa proibisse a escravização indígena resultou em leis que determinaram a proibição da escravização indígena em 1570, 1587, 1595 e 1609. Essas leis defendiam que somente em caso de “guerra justa” é que os indígenas poderiam ser escravizados.

Por fim, a escravidão indígena foi suplantada pela africana, pois se acreditava que os índios não suportavam o trabalho forçado e acabavam morrendo. Isso acontecia em decorrência do trabalho pesado ou vítimas de epidemias contraídas do contato com o homem branco, gripe, sarampo e varíola.