Por que os índios dormiam em redes?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Índios, negros, nobres, todos dormiam em redes, na época colonial brasileira, e quem tinha poder também, já que andava de rede para cima e para baixo. "No período colonial, ser transportado numa rede era um símbolo de distinção, era uma forma de chamar atenção para a sua riqueza, prestígio social", aponta Couto.

A rede de descanso ou rede de dormir é um utensílio doméstico de origem indígena, que era originalmente chamada de “hamaka” e feita com cipó e lianas.

Mas eles conheciam roupas. Quando batia a friaca, usavam casacos feitos de peles, palha ou algodão, o mesmo material com que fazem redes. E isso de fazerem redes demonstra por que não é nenhum mistério: a tecnologia de fazer tecidos — e roupas — sempre esteve no arsenal tecnológico dos índios do Brasil.

Além disso, a posição gera uma concentração de peso no quadril e na lombar, podendo ocasionar dores. Para um sono mais tranquilo, o ideal é ter um colchão, pois ele oferece melhores condições anatômicas. Quem tem problemas de coluna ou sente dores musculares precisa de cuidados especiais ao dormir em rede.

A rede de dormir foi inventada pelos antigos indígenas americanos. Eles usavam redes feitas com fibras naturais para se abrigar dos elementos e também para se proteger durante a noite. As redes eram penduradas nas árvores ou em estacas enterradas no chão.

Às 20 horas, todos estão cansados. É o momento de dormir. As famílias se recolhem em suas casas e dormem em redes ou colchões sobre o chão de terra.

Resposta verificada por especialistas
Os indígenas plantavam diversos alimentos, caçavam e pescavam no local que estavam estabelecidos. Quando os recursos se esgotavam, o solo se tornava infértil ou houvesse escassez de água eles procuravam outro locar para se fixar.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Se você gosta de tirar cochilos ou descansar em uma rede, não há problema nisso. Ela pode fazer parte da sua rotina normalmente. Basta que durante a noite você conte com um bom colchão e tenha um ambiente agradável para dormir com qualidade.

As redes originalmente não foram usadas para o descanso, mas sim como forma de proteção para evitar ataques de animais rasteiros durante o sono. Em muitos casos eram usadas para transportes de enfermos e mortos, que eram enterrados com as redes envolvendo seus corpos.

A rede parece ser originária da área amazônica do Orinoco. Em relação a sua idade, considera-se que ela surgiu com as culturas típicas da floresta tropical, por volta de 2500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmias dos incas e maias com redes porém, para uso voltado ao transporte da nobreza.

A rede de descanso, rede de dormir, cama de rede ou maca é um utensílio doméstico, originalmente feita com cipó e lianas. Consiste numa espécie de tecido com alças.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a rede era feita com fios trançados e assemelhava-se a redes de pescar, por isso Pero Vaz de Caminha a batizou com esse nome, sem sequer perguntar aos nativos como eles chamavam aquele utensílio.

Para fugir do frio, eles escavavam as moradias na terra, não sem observarem a inclinação do solo para deixar escorrer a água da chuva.

Como a rede de descanso facilita o relaxamento, a pessoa tem um menor nível de ansiedade. É como se estivesse sendo embalada e acolhida de maneira aconchegante e que permite um desprendimento de preocupações e estresse, tão comuns na vida agitada dos dias atuais.