Por que os indígenas usam adornos e pinturas corporais?

Perguntado por: uperes9 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

Geralmente, as pinturas são feitas para serem usadas em momentos de celebrações e rituais, seja de luto, casamentos, caça, preparações para a guerra ou cura de doenças. Existem muitos povos indígenas e diversas maneiras de adornar o corpo com tintas, sendo esses pigmentos extraídos de elementos naturais.

“Os adornos exercem papéis relevantes na manutenção e continuidade das culturas indígenas, na medida em que eles são a expressão clara e exteriorizada da identidade da pessoa e do grupo.

São máscaras, enfeites que são verdadeiras joias de penas e plumas, cerâmicas, cestos, peneiras, colares, esteiras, e instrumentos musicais.

Adornos corporais da tradição Rikbaksta.

  • Maracas decoradas Desana. Peabody Museum.
  • Máscara e arte plumária Kayapó. Royal Ontario Museum.
  • Cerâmica Suruí. Memorial dos Povos Indígenas.
  • Tecelagem Tiriyó-Kaxuyana. Memorial dos Povos Indígenas.

Entre os povos indígenas, a criação artística está em toda a parte: na pintura corporal, na construção das casas, nas performances musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas. Não existe separação entre a arte e as outras esferas da vida, como é no mundo não indígena. Ela está em todos os lugares!

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Sua principal arte era a cerâmica, que podia ser de uso doméstico (para guardar mantimentos, simples e não apresentavam a superfície decorada), cerimonial (uso festivo ou homenagens fúnebres, eram bem decorados, caracterizados por apresentar desenhos, cortes na cerâmica ou em alto relevo), ou funeral (decoradas com ...

Body Art (em português, “arte do corpo”) foi um estilo artístico que começou em 1960, nos Estados Unidos e Europa, e tinha o corpo como principal expressão artística. Ou seja, a tela foi substituída por corpos humanos, tornando a arte uma “obra viva”.

As tintas utilizadas nas pinturas pelos povos indígenas são produzidas a partir de frutos, como é o caso do fruto do urucuzeiro (uru- cum) e do fruto do jenipapeiro (jenipapo) e de outros elementos naturais como o carvão, a argila, e outros.

A pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de cada tribo.

A arte plumária é formada por obras de arte e artefatos feitos de penas. Ela é usada principalmente pelas culturas indígenas da América e Oceania.

A pintura de corpo pelos indígenas brasileiros não serve só para indicar grupos sociais. Como forma de expressão, pintavam o corpo nu para demonstrar sua maneira de ser, ou seu estado de humor ou, ainda, sua religiosidade.

Os objetos indígenas que consideramos arte ou artesanato são produzidos por eles para uso no cotidiano ou nos rituais, de acordo com as categorias de sexo, idade e posição social.

Características da arte indígena
Intimamente ligadas à vida em comunidade, às necessidades diárias, celebrações, cerimônias e rituais, estas formas artísticas estão alicerçadas nas tradições e são transmitidas de geração em geração.

A arte indígena brasileira é produzida pelos povos nativos, antes e depois da colonização portuguesa, que se iniciou em 1500. Há uma grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, que se destacam na arte da cerâmica, do trançado, dos enfeites e das pinturas corporais.