Por que os indianos usam bigode?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Realmente os indianos usam bastante bigodes, principalmente os hindus. Os mulçumanos usam mais a barba em homenagem a Maomé. Dizem que os hindus usam o bigode em homenagem a Arjuna, o companheiro de Krishna no Mahabharata, um dos cinco irmãos Pandavas.

O verdadeiro traje de festa. – Nos locais mais turísticos, já estão habituados à forma de vestir dos viajantes ocidentais. Na Índia, mostram a barriga sem problemas, porque outras partes do corpo são consideradas mais sensuais, daí as mulheres cobrirem os joelhos, os ombros e o colo.

O centro da testa, entre as sobrancelhas, é o lugar psíquico mais importante do corpo humano e sua importância é ressaltada na Índia através de uma marca colorida colocada nesse lugar. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado. Ele é também chamado de terceiro olho ou olho da sabedoria.

Aqui na Índia há o costume de tocar os pés da pessoa mais velha, como sinal de respeito. Sendo esta uma forma de saudação. Além de que eles se cumprimentam com o famoso 'Namastê' ou 'Namaskar', independente do horário.

Atualmente, o acessório não é restrito à somente pessoas de um sexo ou da religião hindu, muitas partes de outros países começaram a usar o adereço, porém com outra finalidade, normalmente é para realçar a beleza e atraência das mulheres.

Na Índia, a utilização de adornos no nariz também é uma prática do Hinduísmo, estando o nariz relacionado com a fertilidade. Em algumas culturas, o piercing é usado como uma forma de revelar o status social de um indivíduo, sendo o material do qual o piercing é feito revela a condição dessa pessoa.

A balançada de cabeça dos indianos
Pode ser 'entendi', 'estou te ouvindo', 'sim', 'continue', 'talvez' e alguns ainda dizem que pode significar 'não' e 'não sei'.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

A barba, que já foi vista como um símbolo de piedade religiosa, agora representa uma atitude política e é um sinal de como as coisas estão mudando rapidamente no país. Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé.

Entre os judeus, e de modo geralno oriente, sempre foi atribuída grande importância à barba, como sinal de excelsa civilidade – e para o homem não havia maior ofensa do que tratá-la alguém com indignidade. Tocar-lhe alguém com a mão, mostrando desprezo, era grande insulto (1 Cr 19.4 – 2 Sm 10.4,5 – 20.9).

Ao eliminar a carne bovina pela relação espiritual com o alimento, eles optam pelo consumo de carnes magras, como frango e peixe. Por não contar com grandes quantidades de sal ou gordura, a culinária indiana é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Por aqui, no Ocidente, temos o costume de usar o preto ou o roxo para representar o luto. Na Índia, a cor utilizada para essa finalidade é o branco, que também tem uma forte ligação com o renascimento.

Maconha sempre foi uma parte importante da cultura indiana; na verdade, as pessoas fumam a erva há vários séculos. Há até menções sobre maconha em antigas escrituras indianas.

Segundo a tradição hindu e os ensinamentos oriundos do yoga, o terceiro olho representa o centro da energia sutil da consciência e da espiritualidade e reforça o objetivo de transmitir paz de espírito para aqueles que aderem à prática. A palavra do terceiro olho na Cabala quer dizer "sabedoria".

Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.