Por que os idosos dormem tanto?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A terceira idade, por si só, já é uma fase bastante complexa, em que a pessoa automaticamente passa por um processo de transformação. Aqui, é bem comum a perda de nutrientes importantes para o organismo, ocasionando problemas como a anemia, que provoca cansaço e sonolência excessiva.

Dados publicados pela National Sleep Foundation revelam que, enquanto recém-nascidos necessitam de 14 a 17 horas de sono para manter uma boa saúde, os adultos precisam de 7 a 9 horas. Nas pessoas acima de 65 anos, o recomendado é manter de 7 a 8 horas de sono por dia.

As causas mais comuns de sonolência diurna excessiva são privação do sono, apneia obstrutiva do sono e medicamentos sedativos. Outras causas potenciais de sonolência diurna excessiva incluem certas condições médicas, psiquiátricas e distúrbios do sono, como a narcolepsia.

Mais do que uma causa, não ter capacidade para se levantar e dormir demais são, na verdade, sintomas prévios de alterações cerebrais que podem levar à demência.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

O que é narcolepsia? A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.

No dia a dia é necessário consumir vários tipos de vitaminas, e as mais recomendadas para idosos são: Vitaminas K, D, A e E, além da C e das vitaminas B6 e B12. Ácido fólico e minerais como ferro, cálcio e zinco também são importantes.

Isso acontece porque a melatonina, o hormônio que avisa o nosso organismo que está na hora de dormir, tem seu pico máximo aos três anos de idade e, conforme os anos vão passando, sua produção diminui. Para você entender melhor, uma pessoa de 60 anos apresenta metade da melatonina de um adulto de 20 anos.

A demência é o declínio da capacidade cognitiva associado à perda da capacidade de executar tarefas do dia a dia. É um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente pessoas na terceira idade. Assim, a expressão “demência senil”, embora ainda apareça na literatura, tende a cair em desuso.

O modafinil é indicado para o tratamento da sonolência excessiva e incontrolável durante o dia causada pela narcolepsia, que é caracterizada por períodos de sono intenso durante o dia, sendo que é comum a pessoa dormir facilmente em qualquer lugar, independente da atividade que esteja realizando.

Para tirar o sono durante o dia, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo.
...
O que fazer para tirar o sono

  • Café forte;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.

A hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

Na fase final da demência, as pessoas perdem progressivamente a capacidade de se envolverem no mundo externo, de manter conversas e de controlar os seus músculos. Podem ainda ser capazes de falar, mas comunicar e expressar pensamentos torna-se difícil, mesmo para algo básico como a dor.

São as seguintes características identificadas em casa fase:

  • Fase 1: Cognição normal.
  • Fase 2: Declínio cognitivo muito leve.
  • Fase 3: Declínio cognitivo leve.
  • Fase 4: Declínio cognitivo moderado.
  • Fase 5: Declínio cognitivo moderadamente grave.
  • Fase 6: Declínio cognitivo grave.
  • Fase 7: Declínio cognitivo muito grave.

Doença de Alzheimer leve (estágio inicial)
O paciente pode ser independente, podendo ainda dirigir, trabalhar ou realizar atividades sociais. Apesar disso, apresenta lapsos de memória, pode esquecer palavras ou o local habitual de determinado objeto. Amigos e familiares próximos notam as dificuldades.

O neurologista é também um médico que cuida do sono. Os neurologistas têm por hábito fornecer tratamento para distúrbios do sono quando a causa é neurológica.

Pessoas com a síndrome de sono insuficiente não dormem o suficiente à noite para que permaneçam alertas ao acordar. Dessa forma, os sintomas clássicos incluem sonolência excessiva, irritabilidade e fadiga diurna.

Manter uma rotina de sono adequada e eficiente para conquistar o tão almejado descanso é uma tarefa quase impossível para muita gente. Para compensar esse repouso perdido, entra em cena o sono picado, aquele que ocorre nos intervalos das ações diárias, como no caminho para o trabalho.

As principais fontes alimentares de vitamina D são carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.