Por que os homens gostam de morder?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Além de uma forma de esquentar o rala e rola e deixar tudo com uma pegada mais selvagem, morder é um fetiche específico, chamado de odaxelagnia. “O prazer em morder e ser mordido pode estar relacionado com o prazer de sentir e provocar dor no outro”, explica a sexóloga Tâmara Dias.

O ato de morder pessoas em si não define nenhum transtorno específico, mas, segundo Kátia Mecler, coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), pode ser um sintoma de possível transtorno, já que o impulso não foi reprimido.

Geralmente, sentir vontade de morder o seu parceiro é algo completamente normal. Na verdade, trata-se de um mecanismo de regulação emocional em que você se vê envolvido em um conjunto de emoções provocadas pelos hormônios reguladores da felicidade e do impulso sexual.

O ato da mordida significa algo muito mais íntimo e sensual, segundo a pesquisa. Para Sheril Kirshenbaum, os lábios humanos são a zona erógena mais expostas do corpo. A intensidade da mordida, durante o contato com a boca, pode dar uma orientação sobre o perfil romântico e sedutor da pessoa.

De acordo com os cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o nome dado a esse comportamento é “agressão de ternura”, o ato de morder as pessoas com as quais sentimos afeto. Essa situação tem por objetivo controlar as nossas emoções.

Dependendo do contexto, morder os lábios pode significar, excitação sexual ou muita raiva, logo, o significado de morder os lábios, dependendo do contexto, pode significar que a pessoa está com forte desejo sexual ou forte raiva e/ou irritação.

Pode ocorrer como uma reação ao estresse, ansiedade ou tédio. Algumas pessoas podem até morder a bochecha durante o sono. Alguns indivíduos que enfrentam situações estressantes podem morder suas bochechas. Um estudo de 2019 observou uma associação entre o hábito de morder as mucosas bucais e casos de depressão.

Julia explica: “Quando mordemos involuntariamente a bochecha, automaticamente ocorre uma inflamação no local, que virá acompanhada de inchaço, dor, sangramento, aftas e feridas”. Além disso, a atitude pode ser prejudicial principalmente quando o processo de cicatrização do paciente é demorado.

A odaxelagnia é uma prática sexual mais comum do que muitos imaginam, aponta a psicanalista Dra. Andréa Ladislau. “Ela se caracteriza por mordidas aplicadas durante o ato sexual. O prazer se atenua com as mordidas e a visualização das marcas deixadas em diversas partes do corpo do outro”, explica.

Ao beijar, o casal tem uma rápida e intensa liberação de serotonina no cérebro, que dá sensações de felicidade e prazer. Além disso, tanto no homem quanto na mulher, a ação de beijar na boca libera testosterona, o principal hormônio responsável pela libido e pela atração sexual.

Descubra 8 coisas que você nunca deve fazer em um beijo de língua...

  1. Nunca tenha pressa! ...
  2. Não force! ...
  3. Não precisa beijar logo depois de comer! ...
  4. Presta atenção no aspirador! ...
  5. Tome cuidado com as mordidas! ...
  6. Não beije com os lábios ressecados! ...
  7. Nunca dê um super beijo em público! ...
  8. Controle a saliva!

Cinco tipos de violência

  • I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
  • II - violência psicológica. ...
  • III - violência sexual. ...
  • IV - violência patrimonial. ...
  • V - violência moral.

Quando você vê um bebê gordinho ou um filhote de cachorro, seja na rua ou numa foto, fica com vontade de apertá-los sem parar? Esse impulso “violento” e quase unânime – que inclui também a vontade de esmagar e morder – é chamado de “agressão fofa” (do inglês “cute aggression”) e se tornou objeto de estudo.

– Causar dependência do outro: acontece quando uma pessoa identifica (ainda que inconscientemente) a carência afetiva do outro e usa disso para oprimir, sufocar e impor suas vontades na vida dele.