Por que os homens da Pré-história faziam pinturas rupestres?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era ...

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

A sugestão mais viável para tal feito é de que esses homens e mulheres primitivos que viviam essencialmente da caça, acreditavam no “poder das imagens” que desenhavam, ou seja, eles imaginavam que criando imagens de suas presas em situação de caça, os animais reais também se renderiam às suas caças.

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

Resposta. Resposta: Os homens primitivos desenhavam nas suas cavernas desenhos e sinais (pinturas rupestres) pois era uma maneira destes expressarem os seus sentimentos, e uma das poucas formas de comunicação que tinham naquela época tão primitiva.

A resposta correta é a alternativa "B", pois o homem da pré-história tentava inventar e imaginar formas, especialmente em rituais de caça que eram feitos, pois os homens caçadores imaginavam que se desenhassem animais, iriam obter êxito na caça daqueles animais específicos que estavam sendo idealizados.

Principais características da arte rupestre
podem ser entendidas como formas de comunicação entre os primeiros humanos; eram utilizadas nos primeiros rituais religiosos; apresentam traços, figuras geométricas e linhas, bem como as impressões dos pés e das mãos dos primeiros humanos.

Resposta verificada por especialistas
O homem pré-histórico se retratou por meio das pinturas rupestres para retratar seu dia caça e demais atividades rotineiras, sendo tais desenhos, pinturas e gravuras, considerados como as primeiras formas de expressão artística da humanidade.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos.

A superposição de imagens é muito comum. Acredita-se que certos lugares eram considerados especiais e por isso, por várias vezes, eram usados como cenário para magias de caça e fertilidade, além de suportes para a arte, seja ela produto ou parte desse rito.

Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas em rochas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre.

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas.

Na pré-história o desenho surgiu como forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita.

A arte rupestre objetivava criar uma espécie de magia e informação para os moradores de cavernas. Com os desenhos rupestres, os homens e mulheres primitivos visavam o sucesso na caça. No período da pré-história ser nômade era a forma de vida mais comum.

Uma das teorias que justifica o motivo dos seres humanos pré-históricos de fazerem estes desenhos é a de que eles acreditavam no "poder das imagens". Assim, a retratação de certas situações (como a caça, por exemplo) serviria para que tivessem êxito em suas futuras caças.