Por que os hebreus rasgavam a roupa?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 1 de março de 2023
4.3 / 5 4 votos

Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade. Arão ouve o alvoroço provocado pelas orações e fica impactado com a quantidade de pessoas louvando.

Davi rasga suas vestes em sofrimento às mortes de Saul e Jônatas. Os soldados fazem o mesmo. “E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada”, reflete a narradora.

Então Josué, com as demais autoridades de Israel, rasgou suas vestes, prostrou-se com a face rente ao chão, diante da Arca de Yahwehe ali permaneceu em humilhação até o cair da tarde. Então Davi naquele mesmo instante, rasgou as suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo.

Na Inglaterra da era vitoriana, quando um morto era velado antes de ser levado ao cemitério, todos os espelhos da casa eram cobertos com tecidos - acreditava-se que a alma da pessoa morta poderia ficar presa nos espelhos.

sete dias

O período de luto para os Judeus dura sete dias. Esse tempo foi decretado por Moisés e serve para a pessoa refletir se suas ações são pensando em Deus ou em si própria.

- Rasgar no tempo humano: no tempo bíblico o ato de rasgar as vestes era um sinal de tristeza, luto e humilhação (Jó 2.12).

Movidos de grande angústia, Josué e Calebe, os únicos dos doze espias que permaneciam crendo no poder de Deus e no cumprimento da promessa, rasgaram as vestes em sinal de humilhação e tentaram animar o povo, dizendo que o Senhor era com eles, que não precisavam ter medo.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

O Senhor Deus fala sem rodeio dizendo que o povo não rasgue as vestes, mas sim o coração. Deus quer uma conversão sincera, uma mudança de atitude de vida. Quer em outras palavras não uma conversão da boca para fora, mas uma conversão de dentro do coração.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar.

A peça de roupa cortada por Davi, foi o manto.

Um dos trechos que aborda a modéstia está em Timóteo (2.9), na fala de Apóstolo Paulo, a respeito de evitar a sensualidade e também a extravagância: “Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras…”

25) dá contributo ao afirmar que as vestes litúrgicas são divididas em vestes exterior e interior. A veste exterior compreende casula, dalmática, estola, capa e véu umeral. (...) já as vestes interiores, o cíngulo e a túnica.

Pano de saco era um tecido rústico usado em várias aplicações, citado freqüentemente na Bíblia como um tipo de vestimenta. Roupas de pano de saco serviam para comunicar certas emoções ou atitudes às outras pessoas. Em termos gerais, a roupa de pano de saco mostrava a angústia da pessoa.

Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.

Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.