Por que os gregos quebram os pratos?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O costume está relacionado com a forma de ser dos gregos, que quebravam pratos como forma de mostrar o seu desapego de coisas materiais. A refeição para o povo grego era um momento importante, em que todos os sentidos do corpo humano eram utilizados (visão, olfato e tato).

cultura grega

A dança do quebra pratos é típica da cultura grega.

Em muitas culturas esse ato é um bom presságio
Na superstição popular significa que algo de bom vai acontecer.

A cultura grega está intimamente ligada à religião, pois a literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo.

Os casamentos gregos podem ser considerados um tributo ao festejo. Um casamento grego é um evento; quem o presencia nunca se tende a esquecer. A recepção de um casamento grego é uma festa de arromba, onde a diversão e a dança são palavras de primeira ordem.

Uma das possíveis teorias que explicam o ritual é que os gregos antigos acreditavam que o barulho afastava os maus espíritos, e há também quem diga que significava uma prova de desapego aos bens materiais.

Segundo as lendas, essa tradição surgiu na China e na Índia, onde o gesto de jogar arroz nos noivos representava fertilidade, harmonia e prosperidade. Jogando o arroz no casal, a energia positiva dos convidados se convertiam nesses 3 itens.

Cerâmica. O prato de cerâmica tem um ótimo custo benefício e oferece praticidade, por isso é considerada a melhor opção para restaurantes. A cerâmica quebra menos e é mais resistente ao atrito dos talheres, porém é importante ressaltar que esse modelo é um pouco mais pesado que a opção de porcelana.

Os gregos expressam sua alegria de uma forma muito peculiar: jogar pratos no chão para quebrá-los. Este tradicional modo de expressar a felicidade foi sendo ampliado a diferentes comemorações como o aniversário, o casamento e as reuniões familiares.

Sonhar com prato quebrado ou rachado está associado com sentimento de inutilidade, que você se sente desvalorizada e que não está conseguindo suprir as expectativas dos outros.

Quebrar copo de vidro significa, segundo a superstição popular, que a pessoa que quebrou o copo terá boa sorte, ou seja, que algo de bom vai acontecer em sua vida.

Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte. “Por que isto é sinal de boa sorte?”, perguntou um rabino que fazia parte de nosso grupo. “Não sei”, disse minha mulher. “Talvez seja um antigo costume, de deixar sempre o hóspede à vontade”.

Presença de Sulfeto de Níquel é um dos motivos da quebra espontânea do vidro temperado. Uma das causas é a presença de partículas de sulfeto de níquel (NiS) na massa do vidro float, que não são visíveis e, portanto, não são detectáveis durante o processo de fabricação.

Gyros

Gyros. Fora da Grécia, o gyros (ou giroscópio) é, sem dúvida, o prato mais famoso da culinária grega. É um prato feito com carne grelhada raspada de um espeto vertical, muito parecido com o shawarma ou o doner kebab turco.

Religião na Grécia atual
Inclui cerca de 90% de cristãos ortodoxos. O restante da população é muçulmana e católica.

A religião era uma cosmogonia em que a vivência espiritual dos gregos se sustentava em crenças formuladas a partir de fenômenos que o homem não conseguia explicar. Nessa cosmogonia, os deuses não teriam criado o universo, mas seriam parte dele.