Por que os gregos faziam exercícios?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

A Educação Física desempenhava um papel fundamental no sistema educativo grego, pois fazia parte do ansiado equilí- harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. A Paidéia era o ideal da educação grega, onde tal educação unia a ginástica à música.

A musculação era vista como uma ferramenta de força, saúde, robustez e harmonia. Uma clara oposição aos corpos flácidos e doentios do colonial”, explica a educadora física e nutricionista Sue Lasmar, que não apenas estuda o universo, como vivencia diariamente o universo devido sua atuação como musa fitness.

Na Grécia antiga, as atividades físicas eram muito valorizadas, assim como o desenvolvimento intelectual, pois os gregos acreditavam e pregavam que o equilíbrio entre o intelecto e o físico era fundamental para o ser humano.

Em Roma, o exercício física tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas.

- promover a coesão social entre as diferentes cidades-estado gregas, que não tinham uma unidade política, apenas laços culturais. Com os Jogos, os povos gregos sentiam-se próximos e o sentimento de cooperação entre as diferentes regiões, que muitas vezes se envolviam em disputas, era fortalecido.

As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, era uma homenagem pan-helênica a Zeus, principal deus do panteão grego. O propósito da competição era reunir gregos das diversas cidades-estados e colônias para homenagear o deus dos deuses.

A) A prioridade da educação espartana era a formação militar de seus soldados, que deveriam ser a honra e a glória de seu povo. Devido a essa ideia, os espartanos nos primeiros anos de sua educação já iniciavam os treinamentos militares e não valorizavam questões da vida ética e moral para sua formação como guerreiro.

Apesar dos estereótipos que retratam os homens gregos como geralmente baixos, graças à dieta mediterrânea saudável e ao clima ameno, a população masculina da Grécia tem uma altura média de mais de 172,5 cm.

O Corpo na Grécia Antiga e os Jogos Olímpicos
Além disso, nos Jogos Olímpicos, os atletas gregos competiam nus. Porém, não era uma questão de narcisismo, mas sim porque a nudez era considerada um sinal de força e coragem. Além do mais, sem o peso das suas roupas, eles se tornavam mais velozes.

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.

Na antiga Grécia, enaltecia-se a saúde, a força e a beleza. As atividades físicas eram fundamentadas no atletismo (correr, saltar e lançar). Os exercícios eram realizados em total estado de nudez, pois ginástica significava a “arte de desenvolver o corpo nu” (OLIVEIRA, 2004).

A ginástica surgiu na Grécia Antiga. Os gregos tinham o hábito de praticar vários exercícios, como forma de cultuar o corpo e como preparação militar. A palavra ginástica tem origem grega, e o seu significado decorre da sua prática entre os gregos.

As primeiras atividades eram realizadas com o objetivo de sobrevivência e só posteriormente ganharam características de esporte. Eram a corrida de caça, esgrima e lutas. Algumas civilizações antigas como a China e Japão desenvolveram as artes marciais.

Em diversas sociedades do Período Antigo, os exercícios físicos começaram a se relacionar com a necessidade de sobrevivência às guerras. O preparo físico sempre esteve presente no âmbito militar e de guerreiros, que deveriam atuar nos campos de batalha e garantir a vitória de seu povo.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.