Por que os gráficos de colunas são úteis?

Perguntado por: rmoura4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal. Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente).

Os gráficos no Excel são uma ótima forma de representar dados visualmente para ajudar na tomada de decisões.

Um gráfico de colunas é diferente de um gráfico de barras. Enquanto um gráfico de barras plota a variável horizontalmente e a dimensão fixa verticalmente, o gráfico de colunas faz o oposto. No entanto, a maioria das pessoas não faz a distinção e se refere aos gráficos de colunas e barras de forma intercambiável.

Gráfico de barras

VantagensDesvantagens
O formato simples facilita comparar opções de resposta diferentes.Quando há barras demais, o gráfico fica complexo e difícil de ler.
Fácil de entender, devido ao seu amplo uso.Apresentadores sorrateiros podem manipular a escala do gráfico para torná-lo enganoso.

Selecionando o tipo de gráfico correto
Gráficos de linhas, barras e colunas representam mudanças ao longo do tempo. Pirâmides e gráficos de pizza exibem partes de um todo. Enquanto gráficos de dispersão e mapas de árvores são úteis se você tiver muitos dados para visualizar.

Sobre os gráficos de colunas, podemos afirmar que os mesmos são usados para apresentar os dados que foram alterados em determinado período de tempo. Pode ser usado para comparar determinados itens. Portanto, a alternativa correta é a letra A. Abraços!

O gráfico de barras ou de colunas normalmente é usado para representar dados de uma tabela. Cada barra retangular representa a frequência do elemento variável. Para interpretar, procure diferenças nas alturas das barras porque elas são feitas proporcionais à quantidade que indicam!

Se você tiver muitos dados ou as diferenças em seus dados forem sutis, uma série de gráficos de barras seria uma opção melhor. Basicamente, os gráficos de barras são o método mais confiável para visualizar comparações.

Os gráficos de colunas são ótimos quando a intenção é comparar resultados entre dois ou mais indicadores. Este modelo pode ser usado também para fazer comparações do mesmo indicador em períodos diferentes e analisar a evolução dos resultados.

Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma linha em um relatório paginado. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Se uma planilha abranger mais de uma página impressa, você poderá rotular dados adicionando títulos de linha e coluna que serão exibidos em cada página de impressão. Esses rótulos também são conhecidos como títulos de impressão.

Os gráficos de colunas e barras são dois dos tipos de gráficos do Excel mais usados. Por terem uma apresentação limpa e bem organizada, permitem uma interpretação fácil dos dados apresentados.

5 principais gráficos para apresentação de resultados

  • 1 – Linhas. O gráfico em linhas costuma ser utilizado quando se quer enfatizar valores contínuos, tendências, padrões. ...
  • 2 – Áreas. O gráfico de área se assemelha ao de linhas. ...
  • 3 – Barras. ...
  • 4 – Pizza. ...
  • 5 – Gráfico em rede.

Gráficos em barra
Possuem basicamente a mesma função dos gráficos em colunas, com os dados na posição horizontal e as informações e divisões na posição vertical.

Assim, a maior diferença entre eles é que o gráfico de barras possui espaços entre as colunas e o histograma não. Isso acontece pelo tipo de informação que cada um deve representar.

A principal vantagem do gráfico sobre a tabela é permitir uma visualização imediata da existência (ou não) de uma relação de dependência entre as grandezas envolvidas. Em um gráfico é mais fácil imaginar uma curva ligando os pontos, o que ajuda a entender como uma grandeza depende da outra.

A apresentação gráfica é um complemento importante da apresentação tabular. A principal vantagem de um gráfico sobre a tabela é o fato de que ele permite uma visualização imediata da distribuição dos valores observados.

O gráfico de linhas é adequado principalmente quando você deseja visualizar tendências e movimentos ao longo do tempo em que os valores da dimensão são uniformemente espaçados, como meses, trimestres ou anos fiscais.

Os melhores tipos de gráfico para a comparação de categorias são:

  • Barra.
  • Gráfico de pontos.
  • Mapa de árvore.
  • Conjunto de bolhas.
  • Pictograma.