Por que os gatos gostam de te acompanhar no banheiro?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Isso faz parte da natureza felina. Eles enxergam essas atividades como rotineiras. Então, quando percebem que o tutor está indo neste cômodo da casa, vão junto. Simplesmente por rotina, acompanhamento ou atenção, eles estão lá, como bons bichinhos de estimação que são.

Dar piscadas preguiçosas: quando seu gatinho pisca lentamente para você, como se estivesse com sono, ele está dizendo que te ama.

Com sua sensitividade aguçada, os gatos sentem quando algum órgão interno está doente ou vai adoecer em um período próximo, por isso, eles teimam em deitar em cima. Como eles são transmutadores de energia, conseguem transmitir energias positivas para aquele local que está carregado de energias de baixa vibração.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite. Mesmo que ainda tenham parte dos instintos selvagens, os bichanos são muito amorosos e gostam demais dos tutores.

Mas não é só isso: o seu gato pode sentir quando você não está bem, quando está estressado, triste ou mal-humorado. É nesse momento que ele provavelmente vai se aconchegar em você ou, pelo menos, pedir atenção, para tentar te ajudar e absorver essa energia ruim.

Esta é uma pergunta muito comum feita pelos tutores de gatos! E, basicamente eles nos enxergam como “Gatos Gigantes”, ou seja, nós somos da mesma família e muito semelhante à eles. Por isso, o comportamento de um gato na presença de humano é parecido com a presença de outros gatos.

As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele.

Outra possível explicação do porquê gatos mordem quando fazemos carinho é para retribuir o afago. Claro que não é do jeito que a gente espera que aconteça, mas essas mordidas mais sutis fazem parte da comunicação felina: é a forma que eles têm de dizer que amam seus humanos.

Um gato sente ciúmes de uma pessoa, um objeto, um brinquedo e às vezes até de um cantinho específico da casa. O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Um gato muito apegado ao dono vai sempre querer estar por perto, seja enquanto você está no banho ou mesmo dormindo ao seu lado. Isso é uma prova de que ele gosta da sua companhia e se sente seguro.

Agora, quando o gato rosna para os humanos também é sinal de que ele está irritado. Pode ser algo que você está fazendo, desde uma brincadeira inconveniente ou até mesmo carinho em uma região que ele não gosta. Por isso, se o seu bichinho começar a rosnar para você, pense no que você pode estar fazendo de errado.

De preferência, deixe a cama do bichano longe da caixa de areia. Assim como os humanos, os animais não curtem a ideia de dormir perto de onde se alimentam ou fazem necessidades fisiológicas. O mais importante é avaliar como seu gato se comporta e onde você e ele se sentem mais confortáveis.

Assim como as pessoas, os gatos usam o toque físico para mostrar afeto. Muito provavelmente, o seu animal quer ser alimentado. Isto acontece especialmente de manhã, quando é acordado por ele. Se o seu gato quer tocar-lhe e depois fugir, está apenas a querer envolvê-lo num jogo.

Caso seu gatinho morda seus pés, observe se ele não precisa de ajuda. Gato mordendo pés ou mãos pode ser simplesmente carência ou necessidade de cuidados. Observe para saber se ele não está enjoado. Afinal, a primeira pessoa para a qual ele vai demonstrar desconforto é o tutor.