Por que os gatos dormem nos nossos pés?

Perguntado por: asouzas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Afeto. Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite. Mesmo que ainda tenham parte dos instintos selvagens, os bichanos são muito amorosos e gostam demais dos tutores.

Ele gosta de você!
É verdade que os felinos são independentes. Porém, isso não significa que eles não amam. Os pets sentem saudades e gostam de se aconchegar na pessoa que amam na hora de dormir. É assim que eles expressam esse carinho, além das famosas “cabeçadas”.

Bom, de maneira geral, o banheiro é um local mais frio e que, geralmente, tem baixa incidência de sol. Como resultado, a temperatura ali se mantém mais amena, mesmo com a circulação de ar. Os azulejos garantem um clima mais agradável para que os gatos consigam relaxar e dormir com tranquilidade.

As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.

Ele pode demonstrar o amor dele de outros jeitos: indo te cumprimentar na porta, pedindo agrado, ficando perto de você, deitando no seu colo, na sua cama, no seu teclado… É que para alguns gatos o “eu te amo” é simplesmente mais difícil de sair!

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome. Existe a teoria de que os felinos enxergam os tutores como seus semelhantes, ou seja, como outro gato.

Os benefícios de dormir com seu gatinho
O primeiro aspecto positivo de dormir com seu gato é a regularização de seu biorritmo. Dormir com seu gatinho reduz os problemas de insônia e é relaxante para pessoas que sofrem de ansiedade e ataques de pânico. O ronronar do gato transmite serenidade e paz.

Mas não é só isso: o seu gato pode sentir quando você não está bem, quando está estressado, triste ou mal-humorado. É nesse momento que ele provavelmente vai se aconchegar em você ou, pelo menos, pedir atenção, para tentar te ajudar e absorver essa energia ruim.

12 – 18 anos

Além do afeto, gatos que “escoltam” pessoas nas ruas demonstram o quanto são simpáticos e sociáveis. Na maioria dos casos, o peludo é bastante amigável com os seres humanos e tira proveito deste privilégio ao ar livre.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Odores cítricos
Entre os principais odores que gatos não gostam, está o cítrico. Apesar da laranja e do limão não serem considerados tóxicos para os bichanos, os peludos não suportam esses cheiros. Não se sabe ao certo a razão para isso, porém, provavelmente, a causa tem a ver com o nariz do gato.

Cinco áreas proibidas de fazer carinho no gato

  • Barriga. Embora muitos gatos gostem de se deitar de barriga para cima, isso não significa que eles querem que você faça carinho em sua barriga. ...
  • Patas. É por meio das patas que os bichanos se movimentam e se defendem. ...
  • Cauda. ...
  • Orelhas. ...
  • Rosto.

Normalmente, um gato mia para chamar a atenção do seu cuidador e comunicar uma mensagem que lhe parece importante. No entanto, esta mensagem pode expressar diferentes humores, desejos ou necessidades que o seu corpo experimenta.

O instinto de caçador está no DNA dos bichanos. Sendo assim, eles precisam ser estimulados. Um ambiente monótono pode deixar o animal irritado e, consequentemente, resultar em um gato rosnando para outro pet ou para alguém da sua família.

Segundo a pesquisadora, os resultados demonstram que os gatos têm capacidade de captar diferentes entonações de voz da fala humana e "podem discriminar a fala que é especificamente dirigida a eles por seu dono da fala dirigida a outros humanos".

- Prazer: é comum ouvir os gatos ronronando quando recebem carinho ou estão relaxados. Então, se você acariciar um gato e escutá-lo ronronar, saiba que ele está muito feliz ao seu lado; - Fome: assim como bebês que choram quando sentem fome, os gatos ronronam para indicar que querem ser alimentados.

Os experimentos já realizados pela psicóloga revelaram que os gatos conseguem interpretar os gestos humanos para encontrar alimentos escondidos, reconhecem a voz do dono e pedem comida a quem olhe para eles e os chame pelo nome — fatos que sugerem que os felinos sabem o próprio nome.

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele.

Quando eles escolhem um dono, usam seu instinto para optar pelo caminho certo. A forma principal de fazer isso é através da correspondência vibracional. Isso se aplica da mesma forma que nós humanos gostamos de passar tempo com pessoas que se encontram no mesmo nível vibracional que nós.