Por que os filhos de Corá escreveu o Salmo 46?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

No Salmo 46, vemos os filhos de Coré demonstrando, tanto nas palavras quanto no ritmo da canção, a intervenção de Deus nos momentos em que as dificuldades ficam cada vez mais intensas.

Segundo o teólogo britânico W. O. E. Oesterley, este salmo tem um viés escatológico apocalíptico, representando "a destruição da terra no fim da atual ordem mundial" e a crença no triunfo de Deus e a adoração de todas as nações em reconhecimento a sua glória.

Corá foi um israelita da tribo de Levi e descendente da casa de Coate através de Isar. A história de Corá é conhecida na Bíblia por causa da rebelião que ele promoveu contra a liderança de Moisés e Arão. Corá viveu durante o tempo da peregrinação do povo de Israel rumo à Terra Prometida.

O texto bíblico até menciona os nomes dos filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe (Êxodo 6:24).

Os filhos de Corá eram filhos do primo de Moisés, Corá. A história de Corá é encontrada em Livro de Números 16. Corá liderou uma revolta contra Moisés; ele morreu, juntamente com todos os seus co-conspiradores, quando Deus fez "a terra abrir a boca dela e engoli-lo e tudo o que lhes pertencia".

De acordo com Matthew Henry, este salmo pode ter sido composto depois que Davi derrotou os inimigos do antigo Israel das terras vizinhas.

No Salmos 46, o Salmista nos apresenta uma oração para os momentos de maiores adversidades da nossa vida. Ele está seguro, não importa o que aconteça. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”.

Os filhos de Corá eram uma família levita do clã dos coatitas. Os filhos de Corá também são chamados na Bíblia de coraítas. Os coraítas descendiam de Corá, um levita da casa de Coate através de Isar (Êxodo 6:24; Números 26:58; 1 Crônicas 6:22-38; 9:19-32; 26:1-19).

Martinho Lutero

Impressão da paráfrase do Salmo 46 de Martinho Lutero no Gesangbuch de Klug, 1533.

Dizer que Deus é o nosso refúgio e fortaleza significa afirmar que n'Ele encontramos toda força e proteção necessárias; independentemente das circunstâncias que possam nos afligir. O salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia” (Salmo 46:1).

Ter água o suficiente é uma questão de vida ou morte. Então, quando lemos que na cidade de Deus existe um rio, um suprimento inesgotável de vida, isso é profundamente reconfortante. Em nossa vida hoje, em meio a toda essa confusão, Deus jamais cessará de nos proporcionar vida.

Os coraítas na Bíblia eram a porção dos coatitas que descendia dos filhos de Corá. Eles eram um ramo importante dos cantores da divisão de Coate (2 Crônicas 20:19). Os filhos de Corá eram filhos do primo de Moisés, Corá. A história de Corá é encontrada em Livro de Números 16.

A ânsia da Corça por água vai além da sede. Ela precisa se lavar, porque seu odor atrai predadores. Ela corre por sua vida, anseia desesperada, gritando, correndo, buscando, farejando, com sede continuamente. Não se permite acomodar, foge do confinamento por água.

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.

Os levitas tinham a função de montar, desmontar e transportar o Tabernáculo durante a peregrinação no deserto do Sinai. Os levitas filhos de Coate, foram incumbidos de transportar os móveis do Tabernáculo (Números 3:29-32; 4:1-36).

Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

O vale de Baca é lugar da impossibilidade humana e da providência de Deus. Nos tempos do Velho Testamento, os israelitas faziam peregrinações regulares a Sião (Jerusalém), para adorar a Deus no templo e celebrar festas religiosas. (Pelo menos uma vez por ano o israelita deveria ir a Jerusalém).

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

Tradicionalmente, são atribuídos como salmos de autoria de Asafe, ou de seus descendentes, o salmo 50, e os salmos 73 a 83.

O versículo que diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”, significa que o povo de Deus não deve ficar aterrorizado, mas deve reconhecer a soberania do Senhor sobre todas as coisas. Conhecer a Deus e admirar Sua providência é motivo de paz para os crentes.

Esse termo era comumente usado no sentido de indicar um lugar apropriado para se proteger do perigo de um temporal. Já a palavra fortaleza traduz um termo que significa “poder” ou “força”, e vem de uma raiz hebraica que transmite a ideia de “ser forte”, “prevalecer” ou “tornar firme” e “fortalecer”.