Por que os europeus tomam pouco banho?

Perguntado por: eesteves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

É provável que a falta de banho cause oderes desagradáveis numa pessoa. O que não é nada razoável é generalizar para um continente intero algo que ocorre com alguns indivíduos. Por que muitos europeus não tomam banho todos os dias? Por causa do frio, que torna incomodo e também pq se sua menos.

Na verdade, não há regras, mas a frequência varia consoante o país, a cultura e até a atividade profissional. A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro.

Até o século 14, os europeus eram relativamente limpinhos. Em que pese a opinião negativa da Igreja, que achava banho uma coisa pecaminosa, quase todas as cidades grandes tinham banhos públicos e no verão existia o hábito de se lavar várias vezes por mês, ou até todos os dias.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

chineses

Quem fica na lanterninha são os chineses: mais de 40% tomam banho uma vez por semana.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Como vimos, até hoje o povo brasileiro é considerado como muito higiênico. Em nossa cultura, é comum tomarmos diversos banhos ao dia, além de termos outros cuidados de higiene, como escovar os dentes com frequência, uma ação de limpeza pessoal fundamental.

Brasileiros tomam mais banho do que cidadãos de outros países | Metrópoles.

Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Os franceses tomam banho, mas não com a mesma frequência e rigor do que nós, brasileiros. Isto é uma verdade. Mas este não é um privilégio dos franceses. O europeu, de maneira geral, toma menos banhos do que nós.

Na idade Média, não havia o costume de tomar banho, devido ao frio e à quase inexistência de água encanada.

O legado indígena para os brasileiros
Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam. “Nessa época, os europeus tomavam de um a dois banhos por ano, e apenas por recomendação médica”, conta Eduardo Bueno.

Os indianos tomam banho de balde
Mas posso dizer que a grande maioria mantém o costume do banho de balde, especialmente em cidades menores e nos vilarejos. Essa preferência pelo banho de balde, mesmo após o advento da água encanada e do chuveiro, não derivou de um único fator.

As condições de higiene sanitária na Índia são bastante precárias. Cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros ou rede de esgoto nesse país.

Tomar banho todos os dias não é prática comum em alguns países Brasileiro toma até três banhos por dia. Franceses, norteamericanos e espanhóis tomam um banho por dia.

Entre 94% e 95% das pessoas residentes em Portugal tomam banho todos os dias.

Os japoneses tomam banho todas as noites antes de dormirem. O chuveiro e banheira, da maioria dos banheiros japoneses (provavelmente 99%) ficam no mesmo ambiente, mas são separados.

Com certeza uma das maiores diferenças entre os dois países quando se trata dos hábitos de higiene, os norte-americanos têm o costume de jogar o papel higiênico usado na privada e não no lixo, como no Brasil.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.