Por que os egípcios se depilavam?

Perguntado por: abarreto2 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A limpeza era uma condição indispensável particularmente para os sacerdotes que atuavam nos âmbitos sagrados. Banhavam-se duas vezes ao dia e duas vezes à noite e a cada três dias depilavam o corpo inteiro.

De acordo com relatos, a rainha do Egito, Cleópatra, banhava tiras de tecido ou de pele de animal em cera quente de abelha, para se depilar.

A técnica surgiu no oriente. A preocupação dos egípcios com a beleza fortalece a crença de ter vindo deles tal invenção, tendo relatos de que as árabes já utilizavam a linha para se depilar no Império Babilônico, na Mesopotâmia, entre 900 e 600 a.C.

Egito antigo (1292 a.C. a 1069 a.C.)
As mulheres deveriam ter cabelos longos, rosto simétrico e um corpo magro e alto com cintura e ombros estreitos. Observando os hieróglifos e usando como parâmetro a localização geográfica, o tom de pele, pelo sol forte, seguia a linha azeitonada.

A verdade é que, no costume egípcio, o marido tem que cuidar da esposa. Então, sim, ele traria a esposa para a sua casa, e o costume diz que é obrigação dele ter já uma casa toda pronta e equipada para recebê-la. E, como acontece em tantos países, ter isso é caro, certo?

Apesar de só ter se popularizado no início do século XX, o hábito de se depilar já existia nas civilizações antigas. Há relatos de que a rainha Cleópatra, do Egito, usava tiras de tecido ou de pele de animal, banhadas em cera quente de abelha, para arrancar seus pelos.

Segundo Syd, o resultado da depilação dura cerca de 30 dias, um pouco mais do que a feita com cera. “Mas o legal é que quando a pessoa depila com linha, os pelos vão perdendo a força e ficando cada vez mais finos.

De acordo com escritos antigos, Cleópatra tinha uma dieta saudável e equilibrada, que incluía frutas, legumes e frutos do mar. Ela apreciava peixes frescos, especialmente o peixe-gato, do rio Nilo.

Das muitas coisas que os antigos egípcios dominavam era confiar em ingredientes naturais para manter sua beleza e que valem até hoje. Leite e mel eram frequentemente misturados para criar uma máscara facial e uma lavagem do corpo. Eles não apenas deixam a pele macia, mas também garantem que ela permaneça hidratada.

Entende-se como perianal toda a região que está situada ou que se forma na margem do ânus. Neste tipo de depilação serão eliminados os pelos localizados na lateral anal e no cóccix. A perianal é muito buscada por mulheres que desejam se livrar totalmente dos pelos na região íntima, e isso inclui a virilha e o ânus.

No Egito Antigo, onde homens e mulheres removiam seus pelos com tiras de tecido ou peles de animais com cera quente de abelha. A divisão de gênero com relação à depilação começou na Grécia Antiga, quando apenas mulheres aderiam ao costume, o que você pode notar em obras de arte da época.

A história da depilação feminina, especialmente a íntima, não é recente e os primeiros métodos de remoção de pelos foram criados no Egito e na Grécia Antiga. “A depilação com cera começou no Egito Antigo.

Vamos lembrar que os egípcios não eram uniformes: grupos variados se estabeleceram na região ao longo do tempo — de pele mais clara ao norte e mais escura ao sul, e tudo no caminho.

Isso porque a questão de vestimenta está mais relacionada à religião – os egípcios são, na maior parte, islâmicos. Por isso, é comum vermos pessoas com túnicas e burcas, mas não é regra. Por exemplo, a maioria das mulheres usam apenas véu, sendo que muitas também se vestem de maneira ocidental.