Por que os deuses hindus são azuis?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Dentre os Deuses do Hinduísmo, Kali, Vishnu, Shiva, Krishna e Rama possuem coloração azul e isto os destaca enquanto figuras centrais no grande cenário da mitologia hindu. A coloração azul representa o infinito, enquanto os Deuses hindus são ilustrados pela tentativa humana de alcançar a compreensão do mesmo.

Todo o seu corpo é azul, pois o deus bebeu um oceano de veneno para que ninguém ao seu redor fosse prejudicado pelo líquido. Shiva possui um jarra d'água na cabeça, uma representação do rio Ganges, na Índia, e o poder do elemento.

Tudo é deus, deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é deus, e estando unido ao universo, todos são deuses. Ensina também que este mesmo deus, é impessoal. Muitos deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

Brahma

Shakti. Shakti é a imagem do poder supremo, assim como Brahma, mas em sua força feminina. Ela representa a energia cósmica primordial e as forças que regem o universo.

Nos Vedas, Indra é o rei de Svarga (Céu) e dos Devas. Ele é a divindade dos céus, raios, trovões, tempestades, chuvas, rios e guerras. Indra é a divindade mais citada no Rigveda. Ele é célebre por seus poderes, e quem mata o grande mal simbólico chamado Vritra que obstrui a prosperidade e a felicidade humanas.

As cinco cores, segundo o budismo tibetano representam: azul (espaço, céu), branco (ar, núvens), vermelho (fogo), verde (água, natureza) e amarelo (terra).

Ganesha é descrito como uma figura amarela ou vermelha, com cabeça de elefante e corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato.

A bandeira é constituída por três listras horizontais nas cores açafrão, branco e verde. No centro da bandeira há uma roda na cor azul-marinho com 24 raios que é a Ashoka Chakra (Roda do Dharma, símbolo do hinduísmo).

Krishna é facilmente reconhecido por suas representações artísticas. Sua pele é retratada na cor preta ou azul-escura, conforme descrito nas Escrituras, embora em representações pictóricas modernas ele geralmente seja mostrado com pele azul.

Por que o deus Shiva tem 4 braços? Os vários braços dos deuses indianos simbolizam suas muitas qualidades. Já o deus Shiva, numa das narrativas sobre a Criação, constrói o mundo dançando, marcando o ritmo com os dois pés enquanto produz a realidade com os gestos de seus quatro braços.

Por que Krishna é azul? Porque Ele quis nascer assim.

Os hindus respeitam a tradição, cultuam diversos deuses e usam os textos sagrados dos vedas como referência. Além disso, recorrem às outras escrituras sagradas como: Upanishads, Bhagavad-Guita, Ramayana e Mahabharata. As divindades cultuadas pelos hindus são as representações corporais do deus supremo, Brâman.

A religião do hinduísmo é pouco comum no Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem cerca de 5 mil praticantes oficiais do pensamento no país. Os municípios com os maiores números de seguidores são Nazário (GO), Palmeiras (BA), Itapina (ES).

No Hinduísmo, não há um sistema único de crenças, com conceitos abrangentes e diversos, que não preveem a existência de um único Deus — pode-se dizer que é a maior religião politeísta do mundo.

Krishna significa negro ou escuro, em sânscrito, que é um idioma indiano. Krishna é um deus personificado do hinduísmo, representante das manifestações de Deus Supremo no mundo, segundo a tradição hindu. Krishna também significa verdade absoluta, para os hindus.

Uma religião muito rica e com diversas divindades, o número oficial de deuses na Índia chega a cerca de 330 milhões, muitos desses deuses aparecem de diversas formas, atuantes em diversas áreas.

Deusa da morte do ego, é a "esposa" do deus Shiva em algumas vertentes do hinduísmo. Já segundo os Vedas, Shiva é transformado em Kali, que seria um de seus lados, para trazer o fim da maldade. Segundo o tantrismo, é a divina "mãe" ou pai do universo, destruidor(a) de toda a maldade.