Por que os chineses bebe água quente?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os chineses acreditam que a água quente faz bem à saúde de um modo geral, e ajuda na digestão. Por isso eles bebem água quente entre as refeições, e em jejum, pela manhã, para desintoxicar.

A água morna facilita a digestão e, dessa forma, ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos e transformá-los em energia a ser queimada. Ajuda no controle do apetite, já que envia ao cérebro sinais de saciedade. Estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do pH e hidrata o sistema linfático.

A água morna é muito benéfica para o sistema digestivo
Enquanto que a água gelada ajuda a solidificar a gordura contida no alimento e desacelera a digestão, a água morna age de modo contrário. Se você optar por ingerir um copo de água morna será muito mais fácil para digerir o alimento rapidamente.

Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

Estudando MTC há 20 anos, Sheila diz que, para a medicina chinesa, a água gelada faz mal ao órgão Pi, formado pelo baço e o pâncreas. Esse órgão é o responsável pela transformação e transportação dos nutrientes. Quando ele não funciona direito pelo que chama de "umidade", o sistema digestivo fica prejudicado.

O primeiro motivo que leva esses casais a dormirem separados, são os horários de trabalho. Como forma de respeito, não se acorda seu companheiro ou companheira porque chegou tarde em casa, vindo do trabalho. Despertá-lo porque precisa sair mais cedo também não é algo bom, pois atrapalha seu descanso.

Beber água de uma única garrafa d'água exposta ao sol quente não vai fazer mal, mas especialistas afirmam que os consumidores devem evitar a exposição persistente a recipientes plásticos submetidos ao calor extremo.

Importância da postura
Quando sentamos no chão com as pernas cruzadas para comer, é como se estivéssemos fazendo ioga sem qualquer tipo de esforço. Segundo a cultura orienta, essa pose aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago e ajuda na digestão dos alimentos — facilitando a obtenção de vitaminas e nutrientes.

De acordo com uma pesquisa do Tokyo Gas Urban Life Research Institute, os japoneses tomam banho de banheira (“ofurô” ou “furô”) em média cinco a seis vezes por semana. Ou seja, praticamente todos os dias.

É também um alimento de importante significado na cultura nipônica. Durante séculos o arroz foi usado como moeda no país. Os salários dos samurais eram pagos com arroz e senhores feudais tinham sua riqueza calculada por seus estoques de arroz. Até hoje lutadores de sumô são simbolicamente premiados com arroz.

A água morna em jejum traz benefícios tanto ao sistema digestivo, quanto ao circulatório. Quando consumida em jejum, ajuda o metabolismo a despertar, o que contribui para o funcionamento do intestino. O hábito também ajuda a evitar problemas respiratórios.

A mistura é rapidamente absorvida pelo organismo e traz uma melhora na digestão, em todas as partes do trato gastrointestinal e estimula o trabalho de intestinos preguiçosos. Ele também melhora a imunidade e cura resfriados e bronquite.

Água morna com limão
O sabor pode não ser tão agradável, mas a ingestão da água morna logo pela manhã estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do pH e no processo digestivo e hidrata o sistema linfático. Além disso, se ingerida em jejum a água morna tem ação diurética leve e ajuda no emagrecimento.

Água gelada
A nutricionista Márcia Loureiro, responsável pela Life Clínica, explica: “Estudos mostram que no frio o gasto calórico é maior, por conta da aceleração do metabolismo para manter a temperatura corporal alta.”

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

O uso da água quente com o limão reduz a inflamação, ajuda na digestão, ajuda a perder peso, mantém a pele livre de manchas, melhora o sistema imunológico, refresca o hálito e combate infecções virais.

Afinal, ferver a água tira o cloro? Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.