Por que os católicos rezam o terço?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Rezar o terço é um sinal de devoção a Jesus e Maria. Por meio dessa oração, estabelecemos uma conexão íntima com Deus através do coração da Boa Mãe.

Segundo o professor Felipe Aquino, para o site de inspiração católica Aleteia, a origem do Rosário, segundo a tradição, está no costume dos antigos monges de fazer suas preces contando-as com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas ou grãos.

Respiração mais equilibrada, diminuição da pressão, menos radicais livres no sangue, músculo cardíaco mais saudável… É um remédio que faz tudo isso? Sim: a oração. Rezar o rosário, em particular, traz benefícios não apenas para a alma de quem o recita (como se fosse pouco!), mas também para o equilíbrio geral do corpo.

“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.

Usar um rosário em volta do pescoço pode ser visto como um ato de irreverência ou como a expressão de um sinal muito importante. Muitos católicos, e por vezes mesmo não cristãos, usam o Terço ou as contas de um rosário como se fossem colar.

“Rezando, nós levamos tudo a Deus: os cansaços, as feridas, os medos, mas também as alegrias, os dons, os entes queridos… tudo a Deus. (…) Usem frequentemente este instrumento poderoso que é a oração do Terço, porque traz a paz aos corações, às famílias, à Igreja e ao mundo”, Papa Francisco.

Lúcia, p. 174). Este foi o pedido que Nossa Senhora fez aos três pastorinhos, em Fátima/Portugal, no mês de maio de 1917, durante a 1ª Guerra Mundial.

Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço. E para quê? Para nos pormos em contato com Deus, agradecer os Seus benefícios e pedir-Lhe as graças de que temos necessidade.

Quem é o autor da música Ave Maria? A história da música Ave Maria tem início com a oração escrita em latim e baseada no evangelho de Lucas. Em 1859, o compositor francês Charles Gounod criou o que viria a ser a versão mais conhecida da música, a Ave Maria de Gounod.

Com um terço, rezam e borrifam água fluidificada - água acrescida de fluidos curadores. Com o fumo do cachimbo, baforam para a limpeza e harmonização de todas as vibrações.

15 horas

Dica: conforme a tradição, recomenda-se rezar o Terço da Misericórdia preferencialmente às 15 horas, a chamada Hora da Misericórdia, recordando e meditando a Paixão de Jesus Cristo.

“Quem o recitar receberá grande misericórdia na hora da morte” (687). 5. “Os sacerdotes recomendarão aos pecadores como sua última esperança de salvação. Mesmo se houvesse um pecador mais endurecido, se ele recitasse este terço apenas uma vez, receberia a graça de Minha infinita misericórdia.

Maria, passa na frente e cuida de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos os teus filhos. Maria, tu és mãe e eu te peço, passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de ti.

O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.

O Japamala tem 108 contas (o meru ou a conta maior perto das franjas não se conta para oração e pode ter mais de um meru ou conta como decoração), já o Terço tem 54 contas na guirlanda (e mais cinco próximo do crucifixo).

A palavra Rosário significa Coroa de Rosas. É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas.

O terço é um acessório de devoção a Maria, mãe de Jesus, por isso é usado por noivas católicas. “Para a medalha que fica no meio, elas escolhem a santa de que são mais devotas. As preferidas, porém, são Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora das Graças”, comenta a designer de joias Taciana Mattos.

Passando do pescoço e indo para os pulsos, os terços agora servem para incrementar o pulseirismo masculino, que também já foi assunto AQUI NO BLOG. Combinar um terço com outras pulseiras parece ser uma ideia bacana para quem não tem medo de criticas e gosta de um detalhe a mais para deixar o look mais interessante.

Um terço representa um objeto importante para o Catolicismo, uma vez que permitem que a pessoa reze conforme sua fé. Quando este objeto se quebra, algumas pessoas consideram que algo ruim está por vir, em virtude da importância do objeto associado a algo positivo e de valor.