Por que os católicos adoram imagens?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

O Catecismo diz que elas 'significam o Cristo que é glorificado neles'. Nas imagens dos santos encontramos uma referência Àquele que os santificou.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

“De um ponto de vista cristão, a idolatria é a substituição de Deus, 'a verdadeira fonte da divindade', por um objeto, coisa, animal, pessoa ou fenômeno”, conta Victor Vigneron, professor de história e mestre em História Social pela USP.

Sendo assim, as imagens sagradas não podem ser consideradas do próprio Deus, muito menos “mágicas”. “Podemos, porém, venerar quem representam e aprender com elas o seu significado maior, pois os objetos sagrados são separados (consagrados) para representar o Mistério de Cristo e sua Igreja.

O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. Com efeito, «a honra prestada a uma imagem remonta ( 63 ) ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada» ( 64 ).

A partir do 5º Domingo da Quaresma, enquanto os fiéis começam a se preparar com mais força para a Páscoa, as imagens de nossas igrejas são cobertas com um véu.

3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

O primeiro, para se ter uma ideia, aconteceu em 993 e foi atribuído a Santo Ulrico. Santo Ulrico era um bispo de Augsburg, na atual Baviera, Alemanha. Ele nasceu em 890 e faleceu em 973 (ou seja, entre sua morte e canonização passaram apenas 20 anos).

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

No livro do Levítico, Deus afirma: “Eu sou o Senhor vosso Deus. Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo” (11,44). Com essa afirmação, Deus se mostra santo pela sua própria natureza, mas, ao mesmo tempo, afirma que também o ser humano, mesmo tendo uma natureza diferente da dele, pode ser santo.

O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens (Êxodo 20:4-5). Isso é idolatria. Só Deus é digno de adoração, mais ninguém. Imagens não têm poder algum porque são coisas mortas, criadas por pessoas.

Diferença entre venerar e adorar
Enquanto a veneração é uma honra prestada aos santos, uma reverência à algo que nos remete à Deus, a adoração é um culto e uma homenagem exclusiva à Deus.

Maria é para nós uma escola de vida. Em primeiro lugar, Deus sempre, em primeiro lugar, espírito de comunhão, de união, de vida mística e relacionamento pessoal com Ele. Maria se relacionava com Deus, falava com Ele e era toda d'Ele. Maria servia seus irmãos, cuidava deles.

Os ídolos modernos ou falsos deuses podem assumir a forma de roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, iates e numerosos outros bens que nos desviam do caminho que conduz à deidade. (…) Coisas intangíveis também podem facilmente ser adorados como deuses.

A palavra hebraica traduzida “imagem” (tselem) e a palavra hebraica traduzida como “semelhança” (demut) se referem a algo que é semelhante, mas não idêntico ao que é ou de que é uma imagem. A palavra imagem pode também ser utilizada para denotar algo que representa outra coisa.

não. tem problema e Sim gostaria de saber se possível quando a pessoa está quase dormindo se assusta. do nada corta até uma coisa dele com Espírito de uso o anjo da. guarda.

Significado da imagem de um santo
A imagem de um santo tem um significado profundo. Quando se olha para ela, a imagem nos lembra que a pessoa, ali representada, é santa, viveu conforme a vontade de Deus, então, é um “modelo de vida” para todos.

Crenças Católicas
Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. Creem na intercessão da Virgem Maria e nos santos, que eram pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos.

Esse costume é conhecido como “Velatio” e tem por objetivo fazer com que os fiéis não “se distraiam” com os Santos de sua devoção, mas concentrem sua atenção no altar, onde se atualiza o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

O Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira explicou ao Portal A12 que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais, indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte. “Antes, nos funerais e na Semana Santa, era usada a cor preta.