Por que os cachorros têm medo de trovão?

Perguntado por: efogaca5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Com audição muito sensível, eles ficam estressados com os trovões e buscam esconderijo. Os que têm medo exagerado (fobia) de ruídos podem até danificar a casa ou morder quem está por perto.

A astrofobia é o medo dos ruídos altos causados pelo barulho de trovão, muito comum entre os cães. Esta fobia é demonstrada pelo seu cãozinho quando ele chora, treme, late, faz xixi no chão e busca um lugar apertadinho para se esconder. Cães assustados com raio e trovão podem se ferir e até fugir.

Resposta verificada por especialistas
A estória de que os cachorros atraem raios é um grande mito. Sendo assim, a única forma que os cães podem conseguir atrair algum raio é se estiverem presos a um para-raios.

Muita gente se questiona: “Por que meu cachorro gosta de ficar na chuva?”, ou “ Por que meu cachorro dorme na chuva?” A verdade é que não existe uma resposta para esse tipo de comportamento. Aliás, ainda não existe explicação para muitos comportamentos caninos.

Os cachorros costumam ter medo de chuva, principalmente em caso de tempestades e chuvas fortes, porque têm uma audição mais apurada e com isso, conseguem ouvir com mais intensidade o barulho dos trovões, o vento forte e a água batendo na janela de casa.

Ansiedade. Sim, assim como os seres humanos, os cães podem sofrer com o transtorno de ansiedade e depressão, contribuindo para um animal com medo. Esse distúrbio pode ser atacado a qualquer momento no cão, seja por uma crise de ansiedade de separação ou ansiedade por barulho, como trovão ou chuvas fortes.

Eles podem ouvir entre 15 Hz e 40 kHz, enquanto nós humanos escutamos entre 20 Hz e 20.000 Hz. Então, existem sons que nós não detectamos ou são “tranquilos” aos nossos ouvidos, mas que podem incomodar os animais, como fogos de artifício, barulho do secador de cabelo, liquidificador, campainha ou uma tempestade.

"Nos menores, como motos, mobiletes e bicicletas, o cão tem mais coragem de enfrentar", Rosângela explica. Além disso, barulhos mais altos, como buzinas, sons agudos de motos e até pessoas gritando, podem aguçar ainda mais a raiva do cão.

Ansiedade
Alguns cães muito ansiosos podem ficar inquietos, e caminhar de um lado para o outro ou em círculos podem ser formas de extravasar esta emoção. A ansiedade pode ter muitas causas, incluindo: medo de trovões/ fogos de artifício, ansiedade por separação, traumas, ou até mesmo transtorno obsessivo-compulsivo.

A principal razão pela qual os cães têm medo de fogos é o barulho dos rojões. A espécie canina — assim como os gatos e outros animais — contam com uma audição muito mais sensível do que a humana e isso faz com que o som que nós escutamos não seja nada comparado ao que eles ouvem.

Além de não ser natural de forma alguma para o cão, o secador ainda o irrita ou intimida. O motivo é bem simples: secadores de cabelo fazem um barulho que para a maioria dos cachorros é insuportável ou no mínimo extremamente irritante. Cachorros possuem ouvidos mais sensíveis, podendo ouvir sons que nós não ouvimos.

Os cães podem, sim, se olhar no espelho e ver a imagem refletida, porém não possuem a capacidade de se reconhecer. Um cão em frente ao espelho tem a impressão de que há outro cão a sua frente e muitos deles podem atacar, latir ou simplesmente se esconder da própria imagem.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

A resposta é não. Isso foi comprovado ainda na década de 70, quando um psicólogo analisou o comportamento de cachorros frente ao espelho. O resultado foi negativo, ou seja, eles não reconhecem a imagem como sendo a deles mesmos.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

Muitos cães são submissos e gostam de colo, a verdade é que o colo do tutor é para eles um lugar seguro, portanto deitar-se no seu colo, ou apenas recostar a cabeça nas suas pernas pode ser um sinal de amor e de se sentir seguro.