Por que os bebês se espremem tanto?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 15 votos

Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Quando começa a ficar com fome, o bebê tende a se espreguiçar mais. Além disso, o pequeno fica mais agitado e passa a se mexer mais. O bebê também começa a virar o rostinho para os lados, como se estivesse procurando o seio ou a mamadeira. Já quando está com muita fome, o bebê tem algumas reações diferentes.

Algumas dicas incluem, tentar consolá-lo com carinho, fazer massagem (dobrar as pernas do bebê sobre a barriga ou massagem em movimento horário na barriga), fazer bicicletinha com o movimento das pernas ou colocar o bebê como se fosse de cócoras, são posições e manobras que podem facilitar a evacuação.

Secagem das roupas de bebê
Se você lavou as roupinhas à mão, o ideal é não torcer as peças com força. Por isso, você deve enrolá-las em toalhas e depois torcer a toalha para tirar o excesso de água.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Alimentos que ajudam a regular o intestino preso
Se o bebê já tiver com quatro meses de idade, a mãe pode oferecer sucos laxativos. A nutricionista Andréia de Avelar dá a receita: laranja lima, mamão, ameixa preta e farinha de linhaça. Bata tudo no liquidificador e ofereça ao bebê quando ele estiver obstipado.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

durante. a fase do sono REM. o cérebro ele é muito ativo e Os bebês podem ter sonhos muito vividos tá muito reais e expressar esse sonhos através das suas expressões faciais e dos seus até dos seus movimentos corporais.

Segundo os cientistas, esses movimentos promovem o desenvolvimento do sistema sensório-motor, que inclui a coordenação mão-olho, atrelado ao controle corporal do bebê.

Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite.

Muitas vezes confundidas com as cólicas, a principal diferença entre elas é que na disquesia, o alívio é imediato após a eliminação das fezes e na cólica, nem sempre isso acontece.

- A disquesia pode levar até 30 minutos, e nesse momento a família deve manter a calma, acolher o bebê, e isso, vai refletir para que ele relaxe o corpo e consequentemente evacue.

O primeiro passo para acolher o pequeno é por meio da calma dos pais. Para isso, é preciso trazer à mente que o intestino vai amadurecer com o tempo e a disquesia não vai mais acontecer. Ainda assim, é possível apostar em alternativas que reforcem a sensação de segurança do bebê.

Vários estudos descobriram que o aumento do tempo de tela infantil está associado a um risco aumentado de obesidade, problemas de atenção e hiperatividade, problemas de sono, desempenho acadêmico insatisfatório e infelicidade.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

Evite deixar as roupas do bebê penduradas no varal por muito tempo ou do dia para noite. Isso porque é comum que pequenos insetos, como aranhas, por exemplo, passem pelas roupas e acabem contaminando as peças.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.