Por que os bandeirantes tem esse nome?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os problemas que encontravam eram muitos: atravessavam montes, percorriam vales, além do tempo que dedicavam à exploração do ouro e pedras preciosas. Essas riquezas deixavam os colonizadores entusiasmados, motivo pelo qual formavam tais grupos. As expedições, atrás dos metais valiosos, receberam o nome de bandeiras.

Quem quiser compreender bem o Movimento Bandeirante precisa conhecer o homem que criou o Escotismo e o Bandeirantismo: Baden-Powell, conhecido carinhosamente pelos Bandeirantes e Escoteiros de todo o mundo como “B-P”.

Os bandeirantes organizavam expedições que saíam de São Paulo e adentravam o interior do Brasil para encontrar metais preciosos e capturar índios para serem escravizados. As bandeiras foram as primeiras expedições a encontrar ouro na região de Minas Gerais.

Os “Bandeirantes”, também chamados “Sertanistas”, foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros, entre os séculos XVI e XVIII. Via de regra, eram descendentes diretos de europeus, sobretudo portugueses e foram responsáveis por expandir e conquistar os limites das possessões da colônia lusitana.

Os Bandeirantes eram homens corajosos e valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar contra indígenas rebeldes e escravos fugitivos.

Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". Eles teriam sido os desbravadores que contribuíram para a construção de nosso país, expandindo nossas fronteiras.

“Os bandeirantes foram muito usados na construção de uma identidade paulista, sendo valorizados como os principais responsáveis pela extensão territorial brasileira, alçando o posto de heróis”, explica ele. Hoje, no entanto, discussões pressionam para que esse heroísmo seja revisto.

As bandeiras tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas. 3. As entradas também atuavam no combate aos grupos indígenas que ofereciam resistência aos colonizadores. As bandeiras atacavam missões jesuíticas, capturando índios, que seriam comercializados como escravos.

Algo mais. A primeira bandeira conhecida por esse nome foi liderada por Raposo Tavares em 1627 e percorreu a mesma região explorada por Aleixo Garcia um século antes.

As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados.

Os bandeirantes foram os primeiros a descobrirem as minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, dando início ao povoamento do sertão brasileiro. Essas expedições colaboraram para reprimir os quilombos, em especial o maior deles, o de Palmares.

A viagem era difícil devido às inúmeras corredeiras, febres, insetos venenosos, piranhas e, principalmente, ataques de índios. As canoas eram construídas à maneira indígena, cavadas em um só tronco e muito rasas.

Os grupos indígenas foram vistos pelos bandeirantes sob um olhar eurocêntrico, uma vez que as bandeiras eram realizadas com o intuito de que povos indígenas fossem capturados e posteriormente, escravizados.

Simbologia: O escudo clássico flamengo – ibérico chamado “escudo português”, foi preferido para representar o brasão de Bandeirantes, como evocativo da raça colonizada e principal formadora da nossa nacionalidade.

Significado de Bandeira
substantivo feminino Símbolo visual que, geralmente feito em pano com formato retangular, representa uma nação, uma estado, uma equipe esportiva ou recreativa, destacando as cores e o emblema do que representa: bandeira do Brasil.

Eles foram os descobridores de ouro em Minas Gerais e no interior do Brasil, começando o chamado Ciclo do Ouro, e também foram os responsáveis pela expansão territorial do Brasil para além dos limites do Tratado de Tordesilhas.

Apesar de o apresamento indígena ser o principal objetivo dos bandeirantes, a busca por metais preciosos também era realizada. Por meio dessas prospecções, as primeiras regiões ricas em ouro foram descobertas no final do século XVII.